Opinião: O Almanaque do Crime Português | Maria João Medeiros

Dos crimes mais tenebrosos aos mais insólitos, as figuras, os cenários e os momentos que marcam a história do crime português.
SINOPSE: Do homicídio de Inês de Castro (07/01/1355) ao de Carlos Castro (07/01/2011), recorde os crimes de ontem e de hoje. Descubra as histórias de grandes assassinos, padroeiros do crime, crianças desaparecidas e atentados famosos, sem esquecer a história de algumas prisões e fugas que ficaram para a história. Na criminalidade portuguesa, há ainda lugar para muita criatividade e curiosidades. Mês a mês, decifre os mistérios deste almanaque e, no meio de malfeitoras e matadores, desmascare mulheres fascinantes e homens fatais; nos meandros de cenas ensanguentadas de emoção, deslinde pistas inesperadas e pormenores macabros; nas situações mais extremas, desvende a nobreza dos resistentes e a potência redentora de um gesto de amor.

Estes livros da Guerra e Paz, já referi e volto a referir, são um autêntico bálsamo para a alma. 

Primeiro: com ilustrações e fotos magnificas, com o português escrito a que estou habituada de toda a vida - sem o novo acordo que me atormenta - e incrementa a nossa cultura geral de uma forma directa, fácil de reter e resumida, mas com o essencial, brilhante!




Depois, a forma como este livro aborda a questão da psicopatia é muito original, bem construída e intrigante, por exemplo: há aqui casos em que para contar a narrativa dos acontecimentos acontecidos, é narrado como se fosse um filme, vemos a acção a decorrer à nossa frente como se estivéssemos lá presentes.

Temos exemplos de psicopatia de casos tanto medievais, como bastante recentes, chega a ser uma leitura verdadeiramente arrepiante, mas fiquei fascinada como se lembraram de incluir aqui também a questão dos santos padroeiros, relacionados com crimes - por quem os perpetua ou é vitima, há literalmente santos para tudo e mais alguma coisa.

Este livro é um verdadeiro almanaque, não deixa escapar nada e ensinou-me imenso sobre esta parte da nossa história que me tinha passado completamente ao lado.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑