Opinião: Os livros que devoraram o meu pai | Afonso Cruz

A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim
Plano Nacional de Leitura
Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009
SINOPSE: Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Esta foi a minha estreia com o autor, e escusado será dizer que mais livros dele vão passar-me pelas mãos, pois fiquei, pura e simplesmente, enamorada!

Eis uma leitura para miúdos e graúdos, tanto que há diversas nuances carregadas de introspecção que nem todas as crianças vão captar, é daqueles livros para se ler em criança, e depois mais tarde em adulto, com outra forma de ver e sentir a narrativa, já com mais experiência de vida em cima.




É um livro sobre o amor aos livros, sobre perda, sobre encontrar-se a si próprio, sobre as diversas formas que arranjamos para lidar com a tristeza e o luto. O amor fraterno que Elias sente pelo pai é absolutamente arrebatador. A originalidade desta narrativa é fascinante, a forma como é um livro dentro de livros dentro de livros, e como Elias se vai envolver com personagens de livros clássicos - uns bons quantos, como alguma vergonha da minha parte, ainda não li - mas já estou a corrigir a minha falha no que a ler clássicos diz respeito!

E se eu já estava nesse caminho, de investir na leitura dos clássicos que nunca li, após a leitura deste livro mais motivada fiquei!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

2 comentários:

  1. "Uma Biblioteca é um labirinto"! Um labirinto que nunca vou querer encontrar uma saída!
    Gostei muito da tua review :)

    jiaescreve.blogspot.com

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑