Opinião: O Jardim | Anna Walker

SINOPSE: Quando a família da Ema se muda do campo para a cidade, a Ema quer muito levar o jardim com ela. Mas não há espaço para jardins nas casas da cidade. Ou haverá?

Livro aclamado pela crítica e maravilhosamente ilustrado a aguarela pela autora premiada Anna Walker. Uma celebração da amizade, da capacidade de adaptação à mudança e da magia da natureza.

Livro bonito e delicado, que aborda o tema da adaptação à mudança, o efeito da natureza no nosso espírito e o contributo que todos podemos dar para o bem estar uns dos outros. Nomeado para o Children’s Book Council of Australia Picture Book of the Year e Australian Design Association of Pictures e vencedor do Wilderness Society Environment Award for Children’s Literature.

Com Ilustrações muito originais, à base de aguarelas, de Anna Walker, reputada e premiada ilustradora.

Este livro mostra a solidão que podemos sentir vivendo numa grande cidade, repleta de pessoas... até eu, que sou uma amante assumida da natureza, e quando fui há uns tempos a um santuário de animais resgatados e vi vacas, cavalos, porcos, cabras, entre outros, senti-me completamente despegada da natureza que eu tanto amo. Muitos dos animais ali presentes só tinha visto em ilustrações ou na televisão, foi estranhíssimo - mas reconfortante e enriquecedor - vê-los à minha frente, tocar-lhes, vê-los livres e felizes.

O que não acontece nos zoos, até a minha avó - que tem pouca sensibilidade para estas questões - disse que na última vez que foi a um zoo foi numa excursão, viu um gorila tão triste, tão triste, que lhe partiu o coração e nunca mais quer ir a zoológicos.

Se os quiser ver, vejo no seu habitat natural - em safáris autorizados, santuários e similares, nos oceanos em sessões de mergulho, quero ver os animais onde eles estejam felizes, onde pertencem, e não a serem explorados...

Caminhar pela natureza é um prazer enorme para mim, lembro-me de abraçar uma árvore quando fui à Estufa Fria, e um amigo com quem fui se rir e achar estranho, mas porque motivo é estranho o ser humano abraçar as árvores? Todo devíamos de o fazer, são elas um dos nossos pulmões, sendo os oceanos nosso outro pulmão!

As ilustrações deste livro são lindíssimas, transmitem mais emoção do que o próprio texto em si, é um excelente exemplo de uma imagem valer mais do que mil palavras...





Este livro transmite a coragem e vontade para fazermos a diferença, e nunca somos demasiado jovens ou insignificantes para o fazer, todos nós podemos fazer a diferença no mundo, nem que seja uma pequena diferença no nosso mundo envolvente, vale mais muitos a fazerem pouco, do que poucos a fazerem muito, e é isso que este livro transmite: amor pela natureza, coragem para fazer a diferença, e mostra que lá por vivermos rodeados de vidro e betão, não significa que tenhamos de nos afastar da natureza.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários