20 de Maio | Dia Mundial das Abelhas

Neste 20 de Maio, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial da Abelha. Este dia homenageia o aniversário de Anton Janša, pioneiro nas modernas técnicas de apicultura do século XVIII.

Objectivo é proteger as abelhas como agentes de polinização, incluindo borboletas, morcegos e beija-flores; quase 90% das espécies de flores silvestres dependem dos polinizadores, assim como 75% das plantações de alimentos. As abelhas e outros agentes de polinização são fundamentais para as plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas.

Os Morcegos, borboletas e beija-flores são outros agentes polinizadores em constante ameaça.

Actualmente, as abelhas estão sob um risco de extinção entre 100 a mil vezes mais alto que o normal, devido à acção directa do impacto humano. Quase 35% dos polinizadores invertebrados, especialmente as abelhas e as borboletas, estão em risco, assim como 17% de vertebrados, como os morcegos.

Se a tendência seguir, plantações de frutas, vegetais e nozes, por exemplo, terão de ser substituídas por arroz, batatas e milho, levando a uma dieta humana pouco variada. A importância das abelhas vai muito além da produção de mel.

Prioridade
Por isso, a Convenção sobre a Diversidade Biológica faz do uso sustentável dos polinizadores uma prioridade. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, também confere assistência técnica a países que queiram cultivar abelhas-rainhas e procurar soluções sustentáveis para a produção e exportação de mel.

O que podemos fazer para ajudar:
  • Plantar uma boa diversidade de plantas espécies nativas que floresçam em diferentes estações;
  • Adquirir produtos de fontes e produtores sustentáveis;
  • Evitar pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos no jardim;
  • Proteger as colónias de abelhas; sempre que possível adoptar/fazer uma colmeia no nosso jardim;
  • Conservar uma fonte/prato/taça de água para as abelhas que visitam o nosso jardim ou vasos terem água para beber;
  • Ajudar os ecossistemas florestais;
  • Aumentar a conscientização sobre esta questão e partilhar com amigos e família a importância das abelhas e outros polinizadores na nossa subsistência, ecossistema e vida humana na terra.

Leitura que recomendo para este dia:
Um dos livros mais fabulosos que já  li em toda a minha vida!