Opinião: Ciclo do Livro | Cristina Quental e Mariana Magalhães

Ilustração: Sandra Serra | Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
SINOPSE: A professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro. Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros. Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém.

Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores. Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas: Editor, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação… O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam.

Para terminar, diverte-te a aprender as lengalengas, a canção e peça de teatro que ajudam a saber mais sobre o ciclo do livro.

Já neste episódio do podcast referi e comentei o quando me aborrece a expressão: "os livros são tão caros"... os livros não são caros, o nosso poder de compra é que é fraco! Os livros são caros? Será que as pessoas fazem a mínima ideia do trabalho que está por detrás de um livro, e então este livro é ideal para todos os géneros e idades, pois mostra o trabalho e investimento por detrás de cada livro e mesmo assim ainda fica a faltar vertentes  - depósito legal, ofertas para marketing, perdas por danos e roubos, ... - mas disso irei falar num episódio específico no podcast, aqui neste livro está o essencial para quem não faz ideia do valor de um livro e o que ele implica.

Desde a escrita, a revisão, se preciso a tradução e ilustração - encapamento, marketing, impressão, transporte, trabalho do autor, da editora, ... o livro quando chega às nossas mãos já viajou mais do que muitos de nós!

Para mim, o livro não é um luxo, é tão essencial como um copo de água e comida, além disso, felizmente, vivemos num país onde não nos é negado o acesso à cultura e até nos é dada - em certa parte e medida - gratuitamente, como é o caso das bibliotecas públicas. Ler grátis! Obviamente que há bibliotecas e bibliotecas - também irei falar sobre isso - mas este blog até nisso já ajuda, visto que o meu propósito é doar todos os meus livros às bibliotecas que mais precisem deles.

Neste contexto de pandemia em que vivemos, em alguns locais do nosso país até já temos bibliotecas que vão literalmente levar os livros à casa das pessoas! Está nas nossas mãos tornar o nosso pequenino Portugal à beira mar plantado um cantinho mais culto e dedicado à literatura...

Os livros não são luxo... são tesouros!
E as bibliotecas e livrarias são verdadeiras arcas de riquezas ❤

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻