Opinião Série Documental: Unsolved Mysteries

SINOPSE: Casos verídicos de desaparecimentos misteriosos, homicídios chocantes e encontros paranormais dão vida ao cativante regresso desta icónica série documental.

Esta série documental é morbidamente fascinante, eu vi tudo de uma assentada: crianças raptadas por pessoas que não podem ter filhos e as roubam, ovnis, assassínio, desastres naturais, fantasmas, filicídio, agentes secretos, crimes políticos, ... mistérios não resolvidos, coisas que acontecem sem qualquer tipo de explicação ou explicação essa ainda não encontrada, é incrível.
O mistério do telhado: Rey Rivera sai de casa à pressa e desaparece. Dias depois, o seu carro é encontrado e uma bizarra descoberta num hotel histórico dá origem a um mistério desconcertante.

13 minutos: O súbito desaparecimento de Patrice Endres do seu salão de beleza ocorre num breve período de 13 minutos. Exatamente 600 dias depois, algo de chocante acontece.

A casa do terror: Durante a investigação do desaparecimento de um aristocrata e da sua família, as autoridades fazem uma descoberta macabra.

Sem boleia: Alonzo Brooks desaparece de uma festa e, um mês depois, o seu corpo é encontrado. Muitos acreditam que a sua morte, ainda por explicar, é o resultado de um crime de ódio.

O OVNI de Berkshires: Habitantes do Condado de Berkshire, Massachusetts, recordam o desconcertante e aterrador avistamento de um OVNI na noite de 1 de setembro de 1969.

Testemunha desaparecida: Numa gravação, Lena Chapin acusa a mãe de ter matado o padrasto. Vários anos depois, é chamada a depor em tribunal... e desaparece sem deixar rasto.

Assassinato em Washington: A Polícia encontrou o corpo de Jack Wheeler, ex-assessor da Casa Branca, num aterro. As imagens de vigilância captaram estranhos acontecimentos nos dias antes da morte.

Morte em Oslo: Depois de se hospedar num hotel de luxo sem identificação ou cartão de crédito, uma mulher morre com um tiro. Anos mais tarde, o acontecimento continua um mistério.

O fugitivo do corredor da morte: Durante uma saída precária para fazer compras de Natal em 1973, um assassino condenado foge. A Polícia esteve perto de o capturar, mas acredita que ele continua a monte.

Os fantasmas do tsunami: Um grande terramoto e tsunami arrasaram o Japão em março de 2011. Os residentes partilham histórias dos espíritos que encontraram após o desastre.

A mulher do lago: A Polícia encontrou o carro abandonado de JoAnn Romain e presumiu que esta tinha cometido suicídio por afogamento num lago próximo, mas a família acha que houve crime.

Crianças desaparecidas: Em maio e agosto de 1989, dois meninos desapareceram no mesmo parque de Nova Iorque. As buscas não tiveram resultados, mas as famílias ainda não perderam a esperança.
São episódios muito bem explorados, cada narrativa é contada por mais do que uma voz, por mais do que uma perspectiva, de forma a que nós, espectadores, possamos tirar as nossas próprias conclusões ou simplesmente ficarmos arrebatados, é daquelas séries documentais que ficam no nosso pensamento longos tempos depois de já termos visto, até serve de tema de conversa.

Eu, por exemplo, não digo que determinada coisa x e tal existe ou deixa de existir, considero-me até agnóstica, que existem coisas que não têm explicação, coisas estranhas acontecem sim, não sou crente de nada em específico mas também não sou descrente de tudo o que não tem explicação mas a minha inclinação é sempre para o científico e explicação lógica e coerente, se há coisa que detesto são teorias de conspiração, a nível de leitura o género que menos me fascina é a fantasia, o que mais gosto é o histórico, mas dou abertura de espírito a questões inexplicáveis, coisas como o destino, por exemplo, coisas que são demasiado coincidência penso que haverá "algo" por trás, mas não faço filmes disso, limito-me a viver com o que tenho, esta série está muito bem conseguida, fez-me pensar em coisas que nunca tinha concebido e achei muito interessantes, tanto os episódios com a pura vertente humana - especialmente a maldade - , como os episódios na vertente mais sobrenatural e ficção científica, achei todos incrivelmente fascinantes.

Comentários