Opinião: O Único e Incomparável Ivan | Katherine Applegate

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
SINOPSE:  Chamam-me «O Único e Incomparável Ivan». Os nomes são meus, mas não definem quem sou. Sou o Ivan, apenas o Ivan, só o Ivan.

O Ivan é um gorila descontraído. Vive há largos anos no Centro Comercial junto à Saída 8 da autoestrada e já se habituou aos humanos que, diariamente, o fitam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida que levava na selva. Na verdade, são raras as vezes em que recorda esses tempos.
Em vez disso, o Ivan pensa nos programas de TV a que assiste, preocupa-se com a amiga Stella, uma elefante fêmea idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, o Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos.
Até ao dia em que conhece a Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada da Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe ao Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…

Era este tipo de livros que eu teria dado tudo para que existissem quando eu era criança, especialmente nas alturas em que fui vítima de bullying, e os livros eram a minha maior companhia... livros que me enchessem o coração de carinho e esperança, como este fez, livros que me fizessem sentir que ainda há humanos que valem a pena, e que me fazem sentir que não estou sozinha.




Apesar de já ser adulta, este livro fez-me sentir tudo isso, é uma história tão linda, mas tão linda, e não só é linda como ainda por cima é inspirada numa história verídica! O gorila Ivan existiu mesmo!


É uma narrativa emotiva e carregada de introspectividade, e é daqueles livros que tanto é uma leitura prazerosa para miúdos como para graúdos, de facto há coisas que até é provável que faça mais sentido aos adultos, sentimentos profundos, é daquelas leituras que nos conforta a alma...

Se possível, vejam o filme (ღゝ◡╹)ノ♡

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑