Opinião: O Triunfo dos Porcos | George Orwell

SINOPSE: Esta fábula de Orwell narra uma história de corrupção e traição. Quando O Triunfo dos Porcos foi publicado pela primeira vez, a Rússia Estalinista foi vista como o seu alvo. Hoje percebemos facilmente que quando a liberdade é atacada, sob qualquer bandeira, esta obra funcionará como o seu escudo e espada.

Fartos dos maus tratos do Sr. Silva, os animais da Quinta Augusta começam uma rebelião, expulsando os humanos tiranos e tornando a herdade num paraíso de progresso, justiça e igualdade. No entanto, com o passar do tempo, os ideais acabam por ser corrompidos e uma nova ditadura, tão indecente quanto a dos humanos, é estabelecida.

Aos anos que me recomendavam este livro, porque sabem que eu adoro leituras carregadas de alegorias e crítica social, e esta, caros leitores, é o mais brutal livro do género que já li em toda a minha vida! Profundamente metafórico, irónico, é uma forma incrivelmente impactante de aprendermos como surgiram as políticas totalitaristas e mais do que nunca, na situação em que vivemos agora, num Portugal cada vez mais fascista, é a melhor leitura que existe para os que pensam que viver numa ditadura é melhor do que aquilo que temos agora... dos que já se esqueceram do que é viver sem liberdade, e dos que pensam que viveriam melhor sem ela... 




Por uma incrível coincidência, recebi este livro no mesmo dia em que fui votar nas presidenciais e terminei hoje a leitura, depois de saber os resultados e de ainda estar traumatizada com o facto de a extrema-direita estar a alastrar mais do que o coronavírus no nosso pequeno país, nunca em 32 anos vivi numa ditadura nem lá perto, e não é por isso que eu não conheço os perigos de tal coisa, basta vermos o que acontece nos países que vivem dessa forma e de aprender com os erros do passado, não foi assim há tanto tempo em que metade do mundo era composto por ditaduras, sendo a que mais destruição trouxe ao mundo inteiro causou até um holocausto judeu, fora o resto!

É assim tão difícil a humanidade aprender com os erros do passado?

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"

Comentários