Opinião: História Numa Garrafa LIVRO | Maria Saraiva de Menezes

SINOPSE: A História numa Garrafa começou por ser um livro vivo numa página de Facebook e, posteriormente, no Instagram, onde a autora publicou uma história por dia, durante três anos, com fotografias de sua autoria.

Destinam-se ao público adulto e vão ao encontro dos mais variados universos devido à variedade de temáticas. A Garrafa foi lançada ao mar a 3/3/2015 e deu à costa a 3/3/2018, altura em que contava com 15.000 leitores e 1.095 histórias.

Ao ler este livro de contos, o qual tentei ler um por dia - mas quando dava por mim lia mais e mais - senti como se espreitasse entre as cortinas, do lado de fora da janela, o coração dos meus conterrâneos portugueses... senti que alguns dos contos eram sobre mim, alguns eram sobre pessoas que conheço, a maior parte de pessoas desconhecidas à minha volta, por quem já passei na rua, com quem já dividi uma carruagem num comboio, clientes que já atendi... tantas, tantas histórias ficaram contadas e outras por contar nestes contos íntimos e introspectivos, mas é uma intimidade partilhada, a intimidade dos nossos sentimentos e pensamentos, dos nossos actos e divagações.

Alguns dos contos não me disseram nada, outros disseram tudo, outros fizeram-me reflectir, outros até já serviram de tema de conversa, ainda me estou a habituar a este género literário dos contos com o qual pouco me cruzei na vida, mas estou a gostar da experiência, e não haja dúvidas de que é o melhor género para quem diz que "não gosta" de ler, ou não tem tempo. Ler um livro, nem que seja uma página por dia, já é enriquecer a alma. Por isso leiam, por favor, nunca deixem de ler.





Outra coisa de que gostei nesta leitura, foram as "palavras caras", palavras do nosso português que eu não conhecia e fui investigar o significado, o que enriqueceu o meu vocabulário.

Podem acompanhar a página facebook da autora, onde vai partilhando mais contos: História numa Garrafa, vamos, sempre que possível, ler e apoiar os nossos autores portugueses, temos muitos que são revelações e grandes surpresas! (ღゝ◡╹)ノ♡

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários