Opinião: 20 Anos de Poesia - Uma antologia do fundo da gaveta | Miguel Morais

SINOPSE: Uma colectânea de todos os poemas do autor.

Como quem me segue no blog há algum tempo saberá, o Miguel Morais é um dos meus autores nacionais preferidos, já li sátiras e até os seus livros juvenis, quando me foi apresentado o livro de poesia receei ser o único que não fosse conseguir ler, pois é o único género literário que eu nunca consegui ler de uma ponta à outra, somente folheei aqui e ali um ou outro livro, por algum motivo não me sinto à vontade com a poesia, talvez por ser uma arte que expõe de forma tão aberta os sentimentos e eu ser uma pessoa que não se sente à vontade com o sentimentalismo desmedido e forma tão íntima de ver o mundo, não sei. Portanto, este é oficialmente o único livro de poesia que li de uma ponta à outra, e só consegui porque transborda com a escrita tão característica do Miguel.




Vamos rindo, vamos recitando, vamos degustando... cada poema tem um estilo diferente, e gostei tanto por estarem carregados de ironia, outros de humor, outros de sarcasmo, outros de crítica social, outros até de cultura geral, que eu tanto gosto e muitos com uma misturar de tudo isto. Este foi o único livro de poesia que alguma vez consegui terminar e até consegui compreender, pois isso é algo que também me faz sentir pouco à vontade com a poesia "pura e dura", eu sentir que não compreendo o sentimento que está por trás...

A última vez que me ri assim com poesia, foi com o fabuloso Bocage, mas mesmo Bocage só consigo ler os satíricos, e quanto mais asneiras tiver melhor para mim, assim o Miguel trouxe, na forma deste livro, uma forma de eu conseguir apreciar a poesia como só ele consegue fazer!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários