Opinião: A Costureira de Dachau | Mary Chamberlain

Quando a solidão e o desespero são tudo o que parece existir, é a coragem para sobreviver que nos pode salvar.
SINOPSE: Londres, 1939. Ada Vaughan é uma jovem encantadora que vive num bairro pobre da cidade. Quando começa a trabalhar como aprendiz de costureira, depressa se torna a melhor empregada do estabelecimento. Mas com a experiência, cresce também a ambição de Ada, que sonha levar o talento das suas criações ao glamoroso mundo da alta-costura.

Assim que conhece o enigmático Stanislaus von Lieben, Ada apaixona-se e toma a decisão de finalmente abandonar uma vida monótona e modesta para realizar o seu sonho, em Paris.

O sonho, porém, é substituído pelo desespero quando as tropas nazis invadem a Cidade Luz e, para sua surpresa, percebe que Stanislaus a abandonou deixando-a só e à mercê da guerra, numa cidade desconhecida. Ada acaba por ser levada pelos alemães e mantida em cativeiro perto do campo de concentração de Dachau. Ali, perante todas as adversidades, tentará sobreviver da única forma que sabe - como costureira.

Uma narrativa poderosa inspirada num dos episódios mais desumanos da história.

O tom desta narrativa é muito estranha, custou-me a entranhar, mas depois de estanhar lá foi... com parágrafos muito curtos, impregnados de uma ansiedade desconcertante e uma narrativa bastante carregada de autopiedade, não me cativou de ínicio, desisti várias vezes e retomei outras tantas, até finalmente me ter convencido a terminar a leitura, custasse o que custasse.

Não apreciei a personagem principal, Ada, e toda a narrativa é narrada por ela, na primeira pessoa, sendo que lemos como se estivéssemos na sua cabeça, os acontecimentos e pensamentos algo misturados e só mais para o meio da leitura é que achei que a história finalmente começou a ficar interessante e com uma narrativa mais fluida.

Tanto que foi graças a esta leitura que comecei a prestar a devida atenção do que aconteceu em Dachau - através de pesquisas por minha iniciativa, pois esta narrativa aborda esta questão muito ao de leve - mas despertou a minha curiosidade para pesquisar não só o que ali aconteceu, como o que aconteceu noutros campos sem ser Auschwitz, sabemos que Auschwitz - por ter sido o pior é o mais falado - mas deveriam de falar também o que aconteceu noutros que foram tão maus ou até piores noutros sentidos do que Auschwitz.

Apreciei mais a leitura no sentido de explorar as um tipo específico de vítimas do nazismo: as vítimas de xenofobia, as vítimas mulheres - pelo simples facto de o serem - fez-me pensar em todos aqueles que chegaram a um ponto em que perderam a sua condição humana, sendo relegados para serem tratados como uma subespécie, meras criaturas, Ada vai evoluindo na sua narrativa e já mais para o final consegui sentir alguma estima por ela, acaba por crescer imenso com tudo o que vai passando e passa por bastante, voltas e reviravoltas e no final senti que foi uma leitura que valeu a pena.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Sem sombra de dúvida ls um livro marcante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mais de outros deste género, mas para quem se quer estrear ou não goste de nada especialmente violento, é uma boa aposta :)

      Eliminar
  2. Este livro deve ser interessante para se conhecerem outras realidades para além das de Auschwitz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas mesmo nesse sentido vale de pouco pois é do ponto de vista das outras vítimas do nazismo, neste caso xenofobia, a questão do holocausto judeu passa aqui só de passagem :/

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑