Opinião: Sayid Manuel | Catarina Gomes

SINOPSE: “É um gato preto diferente. É muito grande, gordo e com manchas brancas”, conta a ilustradora e dona do felino. Sayid Manuel é um gato de 15 anos que, a determinada altura, deixou de ser meramente preto. Sem explicação aparente, ganhou manchas brancas que o tornaram, nas palavras de Catarina Gomes, desigual. Como homenagem ao animal de estimação, a autora e ilustradora lançou o livro Sayid Manuel que retrata a vida e as aventuras deste felino.

Para miúdos e graúdos, este álbum ilustrado pode agradar a todos, “pois é a história de um gato”, diz Catarina ao P3. De peripécia em peripécia, o livro narra a vida de Sayid Manuel, desde o momento em que a ilustradora o foi buscar até agora.

Durante a passagem pela faculdade, numa aula de mestrado de Escrita Criativa, o docente desafiou os alunos a desenvolver um texto e Catarina decidiu escrever sobre o Sayid Manuel. Além de ter motivado a criação desta narrativa, foi João Manuel Ribeiro, o professor, poeta e responsável pela editora Trinta por uma linha, que ajudou a autora a publicar o livro. Assim surgiu a história de Sayid Manuel que também dá por nomes como Pata Lenta, Lord Nelson, Fanequinha ou Bebezudo. A biografia ainda não chegou às livrarias, mas está disponível no site da ilustradora.

[Texto de Ana Rita Teles, publicado a  8 de Novembro de 2020,no P3 do jorenal Público.]

Que nós temos fabulosos autores nacionais, disso eu não tenho dúvidas e já vos tenho recomendado alguns que são absolutamente magníficos, mas a nível de ilustradores, que pouco se fala, também temos verdadeiros artistas!

Este livro é uma delícia, as ilustrações são muito originais, curiosamente já tinha lido um livro juvenil ilustrado por esta autora/ilustradora, como podem ver aqui, quem tem gatos identifica-se logo com a personalidade tão única e característica destes felinos atrevidos, mas carinhosos e cheios de personalidade, e neste livro temos a história de mais um, o Sayid Manuel de 15 anos que a dada altura ao mudar de casa começou a ficar com caricatas manchas brancas por todo o corpo, como podem ver nas fotos da página da autora, muito curioso!




As ilustrações são muito originais, muito coloridas e vão sem sobra de dúvidas despertar a atenção dos mais pequenos e roubar sorrisos aos mais velhos, parecia que estava a contar a história dos meus dois gatos - fora a questão super curiosa de aparecer as pintas brancas - excelente homenagem da autora ao seu amigo peludo, divertidíssimo para miúdos e graúdos!

👉🏻 Página Autora | Comprar 👈🏻

Comentários