Opinião: História de um caracol que descobriu a importância da lentidão | Luis Sepúlveda

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
SINOPSE: Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

Eu sei que este livro é direccionado para os mais pequenos, mas é uma das histórias mais bonitas e introspectivas que já na na minha vida, e as ilustrações são pura e simplesmente soberbas, originais e cativantes, tanto para miúdos como para graúdos!




Volta e meia tenho de reler esta história, pois vou-me esquecendo da sensação de paz interior que me proporciona, com os nossos dias e sociedade cada vez mais exigente, é esgotante, e muitas vezes sinto como se a minha vida me estivesse a deslizar pelos dedos, será que estou a aproveitar o melhor que posso? Um dos maiores receios que desde que me lembro que existo tenho noção de ter - já em criança! - é o simples pensamento de um dia chegar a uma altura da minha vida, olhar para trás e arrepender-me do que não fiz ou de não ter aproveitado como devia.... este é o meu mais antigo receio, e este maravilhoso conto ajuda-me a colmatar este receio que me vai corroendo as entranhas, ensina-me a dar valor ao que tenho, e acima de tudo, aproveitar todos os momentos...

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

2 comentários:

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑