Opinião: A Grande História dos Mitos Gregos | Stephen Fry

SINOPSE: Neste livro fascinante percebemos melhor quem somos e qual a origem dos mitos que ainda hoje nos ajudam a explicar o sentido da vida e os mistérios da Humanidade.
Viciante, lúdica, acessível e espantosamente humana, a mitologia grega explica a ascensão da Humanidade e o combate para nos libertarmos da interferência divina. Os mitos revelam que quem criou este mundo desconcertante, com os seus caprichos, crueldades, maravilhas, loucura e injustiça devia ser igualmente caprichoso, cruel, maravilhoso, louco e injusto.
Passadas de milénio em milénio, as histórias sobre os deuses e os mitos gregos estão profundamente enraizadas na nossa cultura, nas nossas lendas e na nossa língua. Com este livro percebemos a razão por que nunca se perderam.

Este é um dos livros mais incríveis que já li na vida, ensinou-me IMENSO, entreteve-me de tal maneira que me fez esquecer tudo o resto e mais: diverti-me à brava! Uma das coisas que eu mais amo no mundo é aprender, especialmente aprender enquanto me divirto, e foi o que aconteceu com este livro! É como se fosse um professor divertido, que ensina a sério, mas a brincar, enquanto nos fascina com este conhecimento e curiosidades e quando vamos a ver, estamos a memorizar muita desta informação sem nos dar conta.

Lembram-se dos desenhos animados da Disney - Hércules? Creio até que primeiro saiu o filme e fez tanto furor que depois fizeram a série animada, que eu adorava ver em criança, e ler este livro fez-me lembrar quando via esses desenhos animados, mas o livro é a versão adulta mais dramática, mais violenta, carregada de ironia, sarcasmo e teatral, é fascinante!

Muitas das palavras que usamos ainda hoje derivam de toda esta fascinante mitologia, eu já sabia de algumas, está no nosso calendário, os planetas, medicina, oceanos, nomes de continentes, .... sabiam que existiu a deusa Europa? Sabia algumas coisas, mas não a esta escala, e desde que me lembro que existo tenho este fascínio desmedido por mitologia e até teologia, a minha preferida é a mitologia egípcia, seria um dia muito feliz para mim se o Stephen Fry fizesse pela mitologia egípcia o mesmo que fez com a mitologia grega, normalmente estes livros são muito factuais, dizem o nome dos deuses e seres, o que representam e ponto, mas o Stephen Fry não, o Stephen Fry agarra nessa informação toda e faz aqui um teatro sem igual, que diverte e ensina ao mesmo tempo, estamos a ler, a aprender, mas roda na nossa cabeça como se estivéssemos a ver um filme!

E eu, que pensava que sabia muito sobre a mitologia grega, vim a descobrir que afinal não sabia quase nada, aprendi quase tudo o que agora sei com este livro, estou absolutamente encantada!!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻