Opinião Documentário: Admirável Mundo Azul: A Crise da Água

2020 | 7+ | 50 min | Com: Liam Neeson, Matt Damon, Jaden Smith

SINOPSE: Da reutilização até à produção de energia, este documentário sobre a construção de um futuro para a água sustentável explora inovações em cinco continentes.


Já alguma vez pararam para pensar - mas pensar mesmo a sério - na importância da água na vida no planeta terra, na nossa vida? O nosso corpo é constituído 70% por água, curiosamente é essa mesma percentagem de água que ocupa o planeta terra, no entanto apenas 1% dessa água é potável...

O ser humano consegue aguentar muito tempo sem comer, mas sem beber o corpo colapsa em quatro dias... já vos aconteceu ficarem sem água em casa, haver um corte de água na vossa rua e depois parece que precisam de água para tudo? É porque precisamos! Como é possível ainda haver tantos locais no mundo em que as pessoas não têm acesso a água potável e morrem de sede? Ou morrem por beber água contaminada? Como é possível admitir os esgotos que desaguam em rios e mares? Admitir empresas/agropecuária que poluem os rios sem qualquer controlo, como é possível, estando nós a viver numa época evolutiva como esta, ainda não se saber - ou pior, não querer saber - a melhor forma de tratar e reutilizar as águas residuais?

É tudo isto e mais que este documentário aborda, narrado com a charmosa voz de Liam Neeson, é um documentário que explora os problemas, mas também as soluções, porque as soluções já EXISTEM! E existem até nos cantos mais recônditos possíveis e imaginários e de uma forma tão brutalmente fascinante e engenhosa como só o ser humano é capaz de fazer, então, porque é que todas estas soluções não estão já em prática em todo o mundo?

Desde máquinas que filtram a própria água das empresas, de forma a que a empresa a possa reutilizar sem desaguar, máquinas que absorvem a humidade no ar e a filtram para água potável, máquinas que fazem gestão da água residual do próprio prédio, de forma independente, instalações que transformam resíduos em biocombustíveis e fertilizantes... o que não faltam são ideias, muitas que já se encontram em prática!

Estamos tão perto de salvar o mundo, e no entanto, ainda tão longe.... ( ╯﹏╰ ) Este é um documentário verdadeiramente inspirador, muito bem conseguido e emocionante, está nas mãos de todos nós revertermos o mal que a humanidade tem feito e ainda faz à terra...

Comentários