Opinião: 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa | Sandra Duarte Tavares

Para acabar de vez com os pontapés na gramática!
SINOPSE: Já deu por si a dizer «quaisqueres que sejam os filmes, de certeza que vou gostar» ou «hades me explicar porque te fostes embora»? Que hoje está um dia solarengo ou que sentiu um mau-estar repentino? Se não disse, já ouviu alguém dizer, pois neste livro vai descobrir que estes são alguns dos 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa, quer no registo oral, quer no escrito. A linguista Sandra Duarte Tavares, colaboradora dos programas de rádio Pontapés na Gramática e Jogo da Língua, de um modo sucinto e objetivo e recorrendo a uma linguagem acessível, para quem não domina a terminologia linguística, explica-nos qual a forma correta de utilizar determinada palavra ou expressão, para que, a partir de agora, possa fazer um bom uso da sua língua. Uma obra fundamental para jornalistas, editores de texto, estudantes e professores, mas também para todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas linguísticas mais elementares. Para acabar de vez com os «pontapés» na gramática!

Muito aprendi com este livro, e muito ainda tenho a aprender nesta questão da gramática portuguesa, ainda mais que, sendo eu blogger, faço imenso uso dela e tenho noção que nem sempre o faço da maneira correcta, por exemplo: ainda teimo em usar o antigo acordo mas dou por mim a misturar os dois, sou apologista dos estrangeirismos, exagero um pouco nas virgulas, mas pelo menos no que à ortografia diz respeito, até me posso dar por satisfeita pois tirando uma boa dúzia de palavras que eu não usava na forma correcta - especialmente as que possuem (ou não) hífen - até me desenrasco bastante bem, comprovei que até tenho boas noções, de facto, fiquei bastante chocada com o facto de algumas pessoas escreverem: voçê, verosímel, treuze, saiem, puzesse e tantas outras que até fazem arrepiar os dentes... 




Mesmo sobre o que eu já tinha noções, aprendi imenso, especialmente a empregar essas palavras e expressões da melhor maneira, uma delas que eu estava sempre a usar da maneira errada era: "ter impresso", afinal é "ter imprimido" (˚▽˚!)

Uma ferramenta ESSENCIAL a todos os que fazem  uso do dom da escrita!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários