Opinião Série: Era uma vez... a vida

1986 | Com:Roger Carel, Marie-Laure Beneston, Gilles Laurent | Criado por: Albert Barillé
SINOPSE: Prepara-te para uma aventura dos pés à cabeça pelo corpo humano, nesta série animada que explora como funcionam as nossas células, corações, cérebros e mais.



Mais de 20 anos depois, lá me meti eu a rever esta série do "meu tempo", de que já tinha tantas saudades! Agora está no Netflix, com várias opções de idiomas e legendagem, e fartei-me de aprender a rever esta série tão importante. Umas coisas foi relembrar, outras eu não fazia a mínima ideia, e sinto-me feliz por ter ainda esta capacidade de me divertir com este tipo de programação, e começar a imaginar que o que se passa dentro do meu corpo é como aparece no desenho animado, tal como quando vi o Toy Story e depois comecei a imaginar que todos os bonecos se mexem quando eu não estou a ver... ( óꎴò) É maravilhosa a capacidade do ser humano em adaptar-se à fantasia...

Eis os episódios

1. A origem da vida
O mundo das células é incrível! Ativar enzimas, travar vírus e gerir os polícias do corpo, tudo isso faz parte das funções do Mestre.

2. O nascimento
Uma vez fertilizada a primeira célula, decorrem a divisão e a diversificação para criar os 60 triliões de células do corpo humano.

3. As sentinelas do corpo
Os polícias do corpo são ensinados a neutralizar os seus inimigos (micróbios e vírus), que se reproduzem a um ritmo alarmante! É uma tarefa muito complexa.

4. A medula óssea
Os glóbulos brancos, os polícias do corpo, são criados na medula, mas, por vezes, há problemas na fábrica, e calham-nos polícias rebeldes. Ui, ui!

5. Irrigação sanguínea
Os inabaláveis glóbulos brancos estão com gripe! Pedrinho e Psi recebem ajuda dos anticorpos do Mestre para vencerem o inimigo.

6. As plaquetas
Pedrinho corta o dedo com uma faca suja. Enquanto as plaquetas tentam sarar a ferida, os glóbulos brancos lutam contra os invasores imundos.

7. O coração
Globus leva Hemo e Globina numa excursão pela catedral do corpo humano: o coração e o sistema circulatório. É uma aventura impressionante.

8. A respiração
Bolhas de ar viajam do nariz até aos pulmões. Nas áreas pantanosas e cheias de muco, cruzam-se com os glóbulos vermelhos que as transportam pelo corpo fora.

9. O cérebro
O Mestre apresenta Hemo e Globina ao órgão mais misterioso: o cérebro, onde os dois aprendem coisas sobre o comportamento, os sentidos, e muito mais.

10. Os neurónios
Os mensageiros do corpo correm de um lado para outro, enviando e recebendo informações acerca de sensações como fome ou frio. Trabalham dia e noite, sem parar.

11. O olho
Os olhos são mágicos! Decompõem e transmitem imagens para o cérebro. O que acontece quando entra um grão de pó num deles? Lá vêm as enzimas das lágrimas!

12. O ouvido
O ouvido é composto por células que sentem vibrações e as transmitem ao cérebro, que então as transforma em palavras e sons.

13. A pele
A pele é a primeira barreira contra agressões externas e ajuda a eliminar dejetos. Entre cortes, arranhões e mordidelas, ela tem sempre algo que fazer.

14. A boca e os dentes
Hum! Doces! Mas o açúcar reforça as bactérias em redor das gengivas e ataca o esmalte dos dentes, o que pode causar cáries.

15. A digestão
Após uma refeição saborosa, a comida começa a viagem rumo ao estômago, onde será decomposta de acordo com as suas propriedades. Mas nada de comer demais!

16. O fígado
O fígado é fundamental. Não pesa muito, mas usa quase tanto oxigénio como o coração! Cria proteínas e corpúsculos e ajuda a sarar cortes.

17. Os rins
Elementos tóxicos são conduzidos até aos rins, onde são categorizados. Os bons são reaproveitados, mas os maus são enviados para a bexiga. Boa viagem!

18. O sistema linfático
O enorme sistema linfático transporta tudo para as fábricas do corpo. Intrusos infecciosos que se ponham a pau! Este lugar está muito bem protegido.

19. Os ossos e o esqueleto
A arquitetura que protege os órgãos do corpo é magnífica, mas mesmo a mais ligeira fratura pode causar bastantes estragos.

20. Os músculos e a gordura
Os músculos compõem quase metade do peso do corpo humano e precisam de muita energia para fazer bem o seu trabalho.

21. Guerra às toxinas
As equipas de combate servem como barreiras preventivas e estão preparadas para defender os núcleos das células contra gases tóxicos e contaminantes.

22. A vacinação
As vacinas trazem muitos benefícios! Pessoas que não são vacinadas correm o risco de apanhar doenças mais fortes que as nossas defesas naturais.

23. As hormonas
No coração do hipotálamo, o Mestre mostra-nos como esta região envia ordens para satisfazer todas as necessidades do corpo.

24. A cadeia da vida
Uma caminhada pela floresta é a forma perfeita de aprender mais sobre a extraordinária cadeia alimentar entre o sol, a vegetação, os animais e o homem.

25. A vida e o sonho
Pedrinho tem 8 anos e está cansado após um longo dia. Quando ele se vai deitar, o Mestre e os seus ajudantes observam as atividades que decorrem durante o sono.

26. A idade do homem
Pedrinho quer saber porque o avô já não pode jogar à bola com ele, de modo que o avô lhe conta uma história antiga sobre uma esfinge.

Adorei todos, acredito plenamente que este série tenha inspirado crianças a seguirem a via da medicina, não foi o meu caso pois eu não tenho estômago para tal, mas deixou-me com uma bruta vontade de aprender mais! (∩˃o˂∩)♡ 
Mal tenha possibilidade, vou comprar este livro :)

Quem já viu, tem saudades e/ou quer rever? (ღゝ◡╹)ノ♡

Comentários