Opinião Série Documental: The Innocence Files

SINOPSE: O Projeto Inocência revela erros e embustes que conduziram a uma série de condenações injustas, expondo a injustiça infligida às vítimas e aos acusados.


Injustiça... injustiça.... injustiça... o mundo está carregado de injustiça... não sei como o mundo se mantém em órbita com o peso da injustiça!!

Já tinha ouvido falar do Projecto inocência, se eu fosse advogada, seria para esta organização que eu quereria ir trabalhar, nem que fosse pro bono...

Uma das coisas mais fascinantes desta série é que expõe o problema no sistema, não nas pessoas, mas no sistema.
A necessidade de alterar o sistema que comete tantos erros, alterar leis para que haja mais justiça, mostra como pessoas inocentes foram tidas como culpadas apenas por marcas de dentadas, testemunhos oculares - ciências não fiáveis, e nesta série documental mostra como e porquê  - que posteriormente apenas o teste do ADN veio provar sua a inocência, pois é o mais fiável de todos, mas o uso do ADN é recente na investigação forense, só por volta dos anos 90 começou a ser usado nas investigações e provas de culpabilidade e inocência, antes disso a ciência forense era muito fraca, o que levava às condenações injustas de inocentes e são tantos e já foram ainda mais!


Se ainda hoje acontece, imaginem há 30/60/100 atrás! Vi esta série documental de uma assentada, é de tirar o fôlego, é muito interessante e emocionante e uma brutal crítica social especialmente ao sistema de (in)justiça americano, fiquei muito chocada, aprendi muito, está muito bem conseguido e só posso dar graças por existirem estes projectos, como o Innocence Project, no qual o autor John Grisham está envolvido e de facto já usou casos destes para livros seus, sendo que o autor faz parte e ajuda a narrar esta série documental.

Sem comentários:

Publicar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑