Opinião: Saudável e Sem Desperdício | Sara Oliveira

Sem lixo e sem desperdício, Vegetariano, Saudável e sem açucares refinados, Mais consciente, Mais sustentável
SINOPSE: O nosso planeta implora por ajuda!
A mudança nos nossos hábitos é imperativa e mais que nunca é tempo de adotarmos um estilo de vida sustentável e com uma pegada ecológica menor. Para isso, devemos repensar e alterar todas as áreas da nossa vida, sobretudo a alimentação, uma vez que é das que mais consome recursos e gera resíduos.
Com Saudável e sem Desperdício, ajudo-o a descobrir como pode praticar uma cozinha mais sustentável e que gere menos lixo; como ir às compras de forma mais consciente; como armazenar e preservar os alimentos e como aproveitar os ingredientes na íntegra através de 50 receitas para a manhã, meio da manhã, almoço, meio da tarde e à noite.
Descubra as coisas que pode fazer em vez de comprar e ainda como é possível pôr em prática um plano de dois dias sem desperdício alimentar!
Vamos aplicar estas medidas no nosso dia a dia e na nossa cozinha. Acredite, a sua atitude irá influenciar a sua vida, a dos outros e a do planeta.
- Como ter uma cozinha mais sustentável e com menos lixo
- Fazer compras mais conscientes
- Armazenar e preservar os alimentos
- Plano de dois dias sem desperdício
- Receitas para todo o dia
- Festas sem lixo
- Porquê comprar se pode fazer?


Que livro FABULOSO! Fabuloso, fabuloso, fabuloso e inspirador! A autora pensou em tudo, tem um ponto de vista relativamente à nossa sociedade actual no que às alterações climáticas, excesso de desperdício, abuso de extracção de recursos - especialmente não renováveis - entre outros temas relacionados diz respeito, adorei logo no início ler o periférico, escrito pela Eunice Maia, fundadora da loja Maria Granel, senti-me verdadeiramente compreendida, ainda mais sendo uma autora nacional senti ainda mais fundo essa preocupação, pois por vezes sinto que estou sozinha nesta luta, e sei que há muita gente a lutar, no nosso país e fora, mas no meu meio, familiar, de amizade e profissional, parece que estou sempre sozinha nesta luta...

Há aqui dicas para tudo: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar, compostar, como ter uma cozinha mais sustentável, dicas para ir às compras, armazenar e conservar alimentos, onde e como guardar alimentos, esterilizar frascos, desperdício zero, e as receitas, 100% vegetais! Para pequeno almoço, almoço, lanche e jantar!










Como é possível que um terço da comida que produzimos ser desperdício, quando todos os dias há crianças e adultos a morrerem de fome no mundo?
Este livro ensina a aproveitar TUDO, por exemplo, as sobras de quando se faz bebidas vegetais - de soja, aveia, coco, avelã, ... - os talos e cascas - para fazer patés, croquetes, caldos, hambúrgueres, ....- sabiam que dá para fazer caril com cascas de ervilhas? E geleia de cascas de melancia? Migas de talos com feijão frade? 

Também neste livro há receitas para fazer um creme hidratante antienvelhecimento, desodorizante natural, sabão líquido facial, e outras, tudo receitas práticas, com ingredientes fáceis e de arranjar e fazer.

Tudo isto com muitas fotos, muita cor e detalhe, está um livro muito bem conseguido, fascinante e inspirador!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários