Opinião: A Maria e o pai fazem uma Horta | Diana Pedreira

Maria Teresa Rangel (Ilustração)
SINOPSE: A Maria não gosta de salada. Assim, o pai decide plantar com ela uma horta para lhe mostrar como crescem os legumes. Acompanhas a Maria e o pai nesta aventura?



Como vos tenho andado a mostrar, desde que criei este blog, temos autores - e ilustradores! - nacionais tão, mas tão bons, mas tão pouco valorizados... por exemplo, esta autora, que juntamente com a ilustradora Maria Teresa Rangel fizeram aqui um livro lindo e didáctico, amei verdadeiramente as ilustrações, até eu que estou atenta aos autores menos conhecidos e às autoras mais pequenas, só tomei conhecimento dele graças à autora, ainda mais sendo um livro juvenil - que eu adoro ler e recomendar - e ainda por cima sobre hortas e a arte de plantar de que eu gosto cada vez mais!




Todos nós podemos ter uma pequenina horta, mesmo quem - como eu - vive em apartamento, naqueles vasos de se pendurar à janela, dá para ter pelo menos ervas aromáticas, é fascinante ver as ervas a crescer, à nossa frente, aquela sensação de orgulho, pois fomos nós que demos origem aquela vida, ainda hoje comi uma sopa com umas couves que a minha avó em vaso no terraço dela, e foram as melhores couves que comi na vida! Podem ver na imagem em baixo a mini-horta da minha avó.


Um livro muito giro para mostrar que ter uma horta além de saudável e sustentável é muito divertido! Só achei que ficou a faltar uma recomendação importante, na parte em que o pai manda a filha ir comer e dormir a sesta antes de continuarem a plantar a horta - faltou referir o lavar as mãos - especialmente porque houve a referência da Maria ter ficado toda suja, e também teria gostado de ter visto uma bela ilustração da horta após ter ficado plantada pelo pai e pela Maria... e até referir uma ou outra propriedade do alimento cultivado, ficará de certo para um próximo livro, que eu aguardo ansiosamente que nasça! Não há quase nenhuns livros deste género para o público mais jovem, menos ainda de autores nacionais, por isso acho fascinante e muito importante este tipo de livros para os mais jovens! (ღゝ◡╹)ノ♡


👉🏻 Comprar | Comprar 👈🏻

Comentários