Opinião Documentário: What the Health

Título Original: What the Health | Realização: Kip Andersen e Keegan Kuhn |  2017 | 92 minutos
SINOPSE: Este documentário examina a ligação entre a alimentação e as doenças, bem como os biliões de dólares em jogo nas indústrias de cuidados de saúde, farmacêutica e alimentar.
Dos realizadores de Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade surge um novo documentário produzido para a Netflix que surge na mesma linha do anterior, alertando para os malefícios provocados pela dieta ocidental, baseados na gordura e proteína animal.


Começo por dizer, que este documentário não é um documentário vegan, fala sobre a alimentação, o abuso do consumo da proteína animal e o subsequente impacto na nossa saúde, no nosso planeta, a forma como a industria paga estudos e propaganda para nos enfardarmos de má comida, más gorduras, alimentos carregados de açúcar e colesterol, processados, de pesticidas, a forma como manipulam e exploram a carne e outros alimentos, a manipulação farmacêutica, resumindo: o impacto que a alimentação tem na nossa saúde.

A luta que houve com o tabaco - em que havia estudos que não só não causava cancro, como até fazia bem à saúde - foi a mesma coisa... Levou anos e anos até começarem a enfrentar o problema de frente, e agora cada um toma a sua decisão consciente do que está a fazer... Tal como agora a moda é a guerra aos combustíveis fósseis, e contra o plástico de uso único... um dia a guerra a sério irá chegar à agropecuária... já faltou mais.

TRAILER

Mais uma vez tenho de frisar que o veganismo não é uma dieta. Uma pessoa que se torna vegan, o veganismo passa a ser parte dessa pessoa, parte do seu ser, parte de quem é, parte da sua integridade,  da sua ideologia de vida, por isso não há o "deixar de ser vegan" tal como não podemos deixar de ser quem somos no mais profundo de nós próprios, ... podem deixar de seguir uma dieta vegetariana, deixarem de ser activistas, deixarem de se importar com os animais e com o planeta, mas NUNCA podem deixar de ser veganos. Se "deixam" é porque nunca foram. Ponto.

Quem me dera fazer entender a quem não entende - ou não quer entender - a importância disto, mas a resposta é quase sempre insultos, discriminação directa, total intolerância, ainda dizem que o veganismo é uma moda? É uma BRUTA tortura social! Uma luta constante! É ter o coração partido, TODOS OS DIAS! Mas é, acima de tudo, e por tudo, NUNCA deixarmos de ser quem somos nem de lutar por aquilo que acreditamos com todo o nosso ser... não, caros leitores, não é fanatismo, é uma escolha de vida. Um compromisso. Uma promessa.

O termo correcto nestas questões e neste tipo de documentários é sempre o mesmo "Plant Based", isso sim, é uma alimentação, uma dieta, uma escolha alimentar. Ou se segue ou não. Ou se segue só alguns dias por semana ou não. Ou se experimenta ou não. Ou se deixa, ou não. E se nos documentários ou livros ou o que seja se usa o termo: dieta vegan, está incorrecto! E neste documentário abusaram do uso da palavra vegan, digo já.

Eu não acredito em tudo o que me dizem à primeira, mesmo em debates entre especialistas e entendidos, livros, neste caso, documentários, ... fico com a informação e depois vou pesquisar a fundo, informar-me a sério sobre as questões apresentadas em várias fontes, vários pontos de vista, e depois do que aprendi tiro as minhas conclusões. É o que todos devemos fazer.

Entre os diversos especialistas que aparecem neste documentário, o meu preferido pessoalmente é o Dr. Michael Kepler, a sua forma de se expressar é super divertida, adoro-o!

Antes de dizerem que não querem, não gostam, não acreditam, vejam estes documentários e outros do género e tirem as vossas próprias conclusões (╹◡◠) Mais uma vez tenho de referir que ninguém está a criar um complot para veganizar o mundo, seria impossível, como já referi o compromisso é tremendo, mas o saber não ocupa lugar, e saber a forma como somos manipulados, o que comemos, o impacto que temos no mundo, ter várias perspectivas sobre um determinado tema, é muito importante e de uma riqueza cultural pessoal maravilhosa, nem que seja como quebra-gelo em conversas interessantes com amigos!

Este podem ver no Netflix, ou no Youtube: 


Comentários