Opinião Documentário: A Sabedoria do Polvo

SINOPSE: Numa floresta de algas sul-africana, um cineasta trava uma amizade invulgar com um polvo, aprendendo com o animal à medida que este revela os mistérios do seu mundo. Ao captar as imagens subaquáticas deste filme, Craig Foster, nomeado para um Emmy, criou laços com um polvo especial.

Muito sinceramente, no início estive para desistir deste documentário... é muito melancólico, num tom muito sofrido e algo repetitivo, e a dada altura até eu que adoro todos os animais comecei a ficar um bocado chocada com a absoluta obsessão do Craig com aquele polvo, uma intensidade arrepiante!

Depois de passar os primeiros 15 minutos, começamos a interiorizar o sentimento e as emoções do mergulhador, e a compreender a sua afinidade pois nós próprios começamos também a sentir afinidade pela criatura, e tudo se torna muito emotivo e interessante.

TRAILER

O seu humano tem uma capacidade única e brutalmente fascinante de criar afinidade tanto com serves vivos como até com objectos inanimados - quem nunca ficou profundamente triste por ter perdido uma foto importante, ou algo que foi oferecido por alguém especial? - no entanto parece que cada vez mais o ser humano está desligado do mundo, especialmente da natureza, vivendo numa indiferença e insensibilidade arrasadoras... 

Esta é uma belíssima história de amizade e respeito mútuo, além de ser super interessante acompanhar a vida e desenvolvimento de um polvo, uma criatura incrivelmente inteligente e fascinante.

Comentários