Opinião Documentário: Kiss the Ground: Agricultura Regenerativa

2020 | 7+ | 1 h 24 min | Com: Woody Harrelson

Narrado por Woody Harrelson, este documentário conta com entrevistas a Gisele Bündchen, Tom Brady e Patricia Arquette.
SINOPSE: Cientistas e ativistas famosos revelam as formas como o solo da Terra pode conter a chave para combater as alterações climáticas e preservar o planeta.



Uma pessoa pensa que depois de ler tantos livros e ver tantos documentários sobre sustentabilidade já sabe um pouco de tudo, e depois surgem documentários destes que nos dão logo uma volta e ensinam tanto, mas tanto mais, até mesmo temas e perspectivas sobre as quais nunca tinham sequer cruzado o pensamento... fabuloso!

Obviamente que eu sei que o solo é importante, é a base de tudo o que nele está assente, está literalmente aos nosso pés, mas o que temos graças a ele, o quanto dependemos dele, e o que se passa debaixo dele é incrível. Eu nunca tinha pensado nestes parâmetros, o facto de o solo ser uma autêntica esponja de captura de carbono, o impacte directo no micro/macro clima, agricultura regenerativa, dieta regenerativa, rancheiros holísticos, ... eu não sabia nada disto!

TRAILER

A forma como a agricultura com base aos pesticidas está a dar cabo do planeta e da nossa saúde, esta parte já eu sabia, e de cada vez que me cruzo com esta exposição é de arrepiar, se há alternativas, muito mais seguras e baratas, porque não há coragem de enveredar nesse sentido? Coragem ou conhecimento, coragem da parte de que quem tem mais preocupação com o dinheiro instantâneo do que num negócio rentável e seguro, sustentável, amigo da saúde e do ambiente, pois normalmente essa gente não tem interesse em que as pessoas andem informadas...

Eis um documentário informativo, completo e interessante, verdadeiramente inspirador! Narra também a forma como a industria agro-pecuária da forma como está a ser levada a cabo destrói o planeta - e a nossa saúde - que há outras formas mais sustentáveis e mais humanas para gerir esse império, o impacte das alterações climáticas, a erosão dos solos e as crises políticas de tudo isto, refugiados climáticos, guerras e revoltas, fome e doenças... e o pior é que não havia necessidade NENHUMA de termos chegado a este ponto, há muito tempo que as alternativas estão disponíveis, pensadas e até levadas já a cabo há vários anos, mas a política e os interesses económicos de meia dúzia em prol do resto do mundo levam sempre a sua avente. Há esperança, vamos todos fazer parte da mudança - boa - que queremos ver no mundo!


Se cuidarmos da terra... a terra cuidará de nós...

Comentários