Opinião: Cozinha Vegetariana à Portuguesa | Gabriela Oliveira

Com 70 receitas inéditas
SINOPSE: Numa casa portuguesa fica bem… comida vegetariana sobre a mesa!A antiga cozinha tradicional portuguesa não precisa de peixe nem de carne para ser saborosa e atrativa. É possível desfrutar do melhor da gastronomia portuguesa usando exclusivamente ingredientes de origem vegetal e tornando-a ainda mais saudável, ecológica e compassiva.
Pataniscas? Sim, de legumes! Filetes? Sim, de cogumelos! Panadinhos? De beringela! Croquetes? De grão e alheira! Alheira? De cogumelos! Peixinhos da horta, "francesinha", cozido vegan, rojões de seitan, tofu à Zé do Pipo, tempero de vinha d’alhos, migas de feijão, açorda de tomate, cataplana de legumes… mais de 70 receitas com todos os sabores da melhor comida à portuguesa numa versão 100% vegetariana. E não ficam de fora os doces: arroz-doce, natas do céu, travesseiros, pastéis, queijadinhas, bolas-de-berlim, boleima, bolos de arroz, bolo podre… Receitas tradicionais recriadas e preparadas cuidadosamente pela autora de cozinha vegetariana que mais vende em Portugal.


Quando me tornei vegan, os livros que me apressei a comprar foram os da Gabriela Oliveira, que ainda hoje são a minha "bíblia" de receitas e presença permanente nas minhas estantes, já a conhecia e tinha ido a Workshops na Feira do Livro de Lisboa, fiquei encantada e ao tempo que eu andava a mudar a minha alimentação, até ao dia em que foi de vez e desde esse dia senti-me logo melhor, tanto a nível físico, de saúde e consciência. (♥‿♥*)


O que mais me fascina nos livros da Gabriela Oliveira, é que as receitas são muito simples, e com ingredientes muito fáceis de encontrar em qualquer supermercado ou mercearia, até mesmo os ingredientes menos convencionais - como por exemplo: seitan, chouriço vegetal, ... - ela ensina a fazer em casa! - mas mesmo esses já se encontram em qualquer superfície comercial de venda de alimentos.


Além disso adoro como além das receitas serem simples e com ingredientes muito fáceis de conseguir, a lista de ingredientes não é exagerada como em certos livros deste género, que até chega e desmotivar, com qualquer livro da Gabriela isso não acontece, são poucos ingredientes, e super acessíveis. As fotos são lindas, lindas, lindas, os livros são uma obra de arte super colorida! ❤


E acima de tudo ainda consegue fazer com que com os ingredientes fáceis de conseguir, as  receitas são muito fáceis de fazer, e o sabor... meus amigos... nunca gostei tanto de comer como agora!! Estou sempre entusiasmada com novas receitas, e a explosão de sabores que vou descobrindo! (❤∀❤)


Este livro, especificamente, é o que eu recomendo sempre a alguém que está agora mesmo a entrar no mundo vegetariano, ou para oferecer a quem esteja a entrar - e até quem já é - mas especialmente a quem se está a estrear porque este livro está cheio de receitas tipicamente portuguesas, mas adaptadas à versão vegetal, ou seja, não ficamos a estranhar certos e determinados pratos e ingredientes, são comidas a que estamos habituados, até mesmo quando vamos comer a casa de amigos e família que não seguem esta dieta, e assim não destoamos tanto, além de originar uma natural curiosidade em provar estas versões.



Logo no início dos livros da Gabriela, vem sempre referências nutricionais muito importantes, sobre propriedades dos alimentos, como devemos equilibrar as refeições, que alimentos não se devem comer juntos: por exemplo, não se deve comer ao mesmo tempo alimentos ricos em ferro e ricos em cálcio pois competem entre si na absorção pelo organismo, o que pode provocar anemias. Eu não fazia a mínima ideia!


Eis algumas das minhas experiências. Pataniscas - que a minha avó começou a fazer sem que eu pedisse, por iniciativa própria! Salame de chocolate. Falafel com molho de natas e cogumelos e Esparguete à bolonhesa... tudo 100% vegetal! Até já estou com fome! (^ ¬^)

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Parece ser um livro muito interessante e com ideias diferentes de como fazer uma boa e saudável alimentação.
    Sophie Henriques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dos melhores que existe de momento sobre esta temática :D

      Eliminar
  2. Adoro os livros da Gabriela. As receitas são simples, praticas e deliciosas. Tenho o "Cozinha vegetariana para quem quer poupar"

    ResponderEliminar
  3. Um livro , que acredito, tem ideias para refeições saudáveis, práticas e saborosas. Por vezes consigo ver na tv as receitas e são fantásticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora tem um talento e originalidade fora de série! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑