Opinião: A Abelha Boa - Um elogio às abelhas e o caminho para as salvar | Alison Benjamin e Brian McCallum

SINOPSE: Um voo pela relação especial das abelhas com o homem
Sem abelhas, o mundo simplesmente não funcionaria. Ajudar e proteger estas preciosas criaturas torna-se, assim, imperativo para a sobrevivência do planeta. No entanto, não se pode salvar o que não se ama, tal como não se pode amar o que se desconhece, e este livro vem colmatar essa lacuna.
Em A Abelha Boa, os especialistas Alison Benjamin e Brian McCallum partilham a sua admiração por esta vital e misteriosa criatura, ao mesmo tempo que indicam o caminho para uma viagem de descoberta às complexidades do seu comportamento.
Fique a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar.



Este é um dos livros mais incríveis que já li, apesar de ser um livro mais na vertente técnica, não ficção, eu li como se de um romance se tratasse, numa narrativa muito fluída e bem disposta, quase como se os autores estivessem a conversar directamente connosco, a partilhar as suas experiências e o que foram aprendendo sobre as abelhas, a importância fundamental delas para a natureza, planeta e humanidade, e a forma como as alterações climáticas e o estilo de vida humano as está a destruir e o que podemos fazer para alterar esse paradigma.
Sabiam que existem milhões de espécies de abelhas, mas apenas uma minúscula fracção delas vive em comunidade nas colmeias? As outras, a maior parte, são solitárias, não fabricam mel, vivem ao pé de outras, mas não com outras, mas todas elas são de extrema importância para a polinização: um em cada três alimentos que comemos são polinizados pelas abelhas... Fazem ninhos em muitos lados, buracos de parede, buracos no chão, árvores, pilhas de compostagem, .... todas as abelhas são naturalmente vegetarianas, menos três espécies, que são necrófagas e fazem mel - mas apenas para próprio consumo e das suas larvas - da carne estupefacta de que se alimentam? E que há abelhas que se alimentam do suor dos animais e humanos? A abelha como temos ideia dela, gordinha, amarela com riscas preta e ferrão é pouco comum, com esse aspecto é mais provável estarem a ver um zangão, muitas abelhas são pequeninas, pretas, algumas até se parecem com moscas ou outros insectos, com diversas cores e formas, com ferrão e sem ferrão,.... Estão por cá há já aproximadamente 500 milhões de anos, e a sua simbiose com as plantas é verdadeiramente inacreditável... maravilhoso!

Só ficaria melhor ainda se as bonitas ilustrações fossem a cores, visto os autores referirem várias vezes as cores específicas de certas abelhas, se fossem coloridas como se pintadas com lápis de cores pastel ficaria absolutamente maravilhoso, mas mesmo assim está fantástico.


Fascinante, inspirador, soberbo!

«As abelhas fornecem alimento, doçura, luz de velas e medicamentos desde que a humanidade começou a recolher mel, há 20 mil anos. Agora estão a dar-nos um sinal, como o canário na mina de carvão, de que o futuro delas está ameaçado e com ele a vida na Terra tal como a conhecemos.»

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Já havia percebido da importância das abelhas para a vida na Terra, mas deve ser interessantíssimo perceber mais pormenorizadamente como é que um ser tão pequeno faz tanta diferença para o Planeta que é a nossa casa. Sem dúvida, a ler oportunamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo absolutamente fascinante, e escrito de uma forma tão simples e acessível, foi um verdadeiro gosto esta leitura :D

      Eliminar
  2. Tenho para ler e estou super curiosa mas emprestei ao meu Pai ❤️. Vou ler a seguir.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito curiosa do livro, estou tentada em comprar e adoro abelhas! ❤️��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É do melhor para quem quer abelhas e assim ficar ainda mais intimamente ligada a elas :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑