Opinião: O Céu do Mar | João Morgado

“O Céu do Mar”, obra vencedora do Prémio Literário Dr. Luís Rainha, Correntes d’Escritas 2015.
SINOPSE: A novela relata o drama de 1892, em que uma tempestade levou ao naufrágio de dezenas e dezenas de barcos pesqueiros, colocando de luto toda a costa da Póvoa, Caxinas e Vila do Conde. Oportunidade para falar das famílias pobres que viviam da pesca e lidavam com a morte todos os dias. E dar uma resposta à pergunta: - Para onde foram os corpos dos pescadores naufragados, que o mar nunca devolveu a terra para um funeral digno por parte dos familiares e amigos?

Não haja dúvida de que o João Morgado tem o dom da escrita... Uma inteligência emocional esmagadora, de uma introspectividade alucinante, amei este livro, que é um conto muito tradicional português, contém toda a sua essência, a nossa história como pescadores, como portugueses, como povo, as nossas gentes, simples e corajosas, que dedicam e arriscam a sua vida no mar, pescadores de várias gerações, numa escrita poética que entra directamente nos nossos corações...






Além de que é um livro com fotos lindíssimas, de azulejos, desenhados à mão, que transmite uma veracidade formidável à história... e esta não é apenas uma história, é uma belíssima história, verídica, arrepiante, carregada de parábolas, uma história que faz parte de nós, do nosso povo, de que somos, de onde viemos, somos terra, somos mar, somos Portugal!

Comentários