Opinião: Incrível Evolução | Anna Claybourne

A viagem da vida | Ilustração: Wesley Robins
SINOPSE: O que faz de um peixe um peixe?
Porque têm as girafas pescoços tão compridos?
Qual a relação entre os seres vivos, desde plantas, tigres e cogumelos a libelinhas, polvos e seres humanos?
A resposta a estas e muitas outras perguntas sobre a vida na Terra está na evolução.
Este livro explora o que é a evolução, como funciona e quem descobriu os seus segredos. Mostra a viagem da vida, desde as primeiríssimas formas de vida simples, que se desenvolveram na Terra há 3800 milhões de anos, até aos incríveis macacos falantes, mais conhecidos como seres humanos, que atualmente habitam o planeta!
O tema é fascinante, os conteúdos foram alvo de uma cuidada revisão científica e a linguagem é acessível aos mais novos.
Boa leitura!


Estou completa e absolutamente apaixonada por este livro! (ෆ‿ෆ) A quantidade de informação que aprendi com este livro é incrível, o planeta terra é incrível, todas as suas criaturas são incríveis, a evolução é incrível!



Agora vou deitar a mão a tudo o que seja sobre esta temática, biologia, paleontologia, ecologia, ... temos um planeta tão maravilhoso, lindo, auto-suficiente e de uma inteligência astronómica, a forma como evoluímos para nos adaptarmos ao ambiente que nos rodeia, animais e plantas, é absolutamente fascinante, então,  porque é que a suposta raça mais inteligente do planeta, nós - homo sapiens - destruímos o nosso próprio habitat? Somos a única criatura à face da terra que o faz, com que propósito? Por lucro e poder? A maior parte das coisas que se quer comprar com lucro - férias, viagens, casas de campo/praia, é tudo para podermos desfrutar da natureza e de outros da nossa própria espécie, que estão a morrer com cancros e doenças derivadas à perda do habitat natural de criaturas que de outra forma, não insurgiam na nossa vida de forma pandémica... Para ter coisas bonitas para usar nesta terra que estamos a destruir?

As árvores dão-nos o oxigénio que precisamos para respirar, além de, enquanto o fazem, limpam o ar da poluição, e o que lhes fazemos?



Eu que já sou uma tremenda apaixonada pelo nosso planeta, agora fiquei absolutamente deslumbrada, eu a pensar que tinha uma boa dose de cultura geral - e tenho, pois invisto nisso - mas ainda há tanto, mas tanto para aprender, e isso enche-me de alegria!

Sabiam que o pinguim é uma ave marinha? Os morcegos são os únicos mamíferos voadores? Que o bambu pode crescer 9 cm num só dia? Que há humanos a nascer sem dentes do siso e sem o músculo plantar, porque já não necessitamos deles? A vieira tem mais de 100 olhos? O esqueleto da barbatana das tartarugas são partes de mão e dedos? Que partilhamos o ADN com todas as criaturas à face da terra, 96% do ADN do chimpazé, 90% do ADN do gato, 75% do ADN do rato, 60% do ADN da banana (!), 18% do ADN da levedura (!)? Sabem o que é o Último Ancestral comum?

Um livro importante para jovens e adultos!

👉🏻 WookBertrand 👈🏻

Comentários