Opinião: Greta Thunberg - Uma História Incrível | Valentina Giannella

Ilustração: Manuela Marazzi 
Está nas nossas mãos salvar o Planeta!
SINOPSE: O que são as alterações climáticas?
Quais são as suas consequências?
Quem é a Greta Thunberg e como é que mobilizou milhões de jovens em todo o mundo a lutarem por um planeta mais verde?
Quando Greta se sentou sozinha em frente ao parlamento sueco em protesto pela inação do governo na luta contra as alterações climáticas, nada fazia crer que esse gesto viesse a ter o impacto que teve.
Greta tornou-se uma inspiração para milhões de crianças, jovens e, até, adultos. A mensagem era clara: A nossa casa está a arder e não podemos esperar mais para agir!
Neste livro, com capítulos curtos, linguagem acessível e direta, dados concretos e ilustrações magníficas, vais encontrar informação sobre o estado atual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que é que os governos podem fazer para as deter e conhecer os fundamentos em que se baseia o aviso sério de Greta e dos cientistas: É preciso agir, não daqui a dez anos, mas já!
Contém também ideias essenciais sobre aquilo que podes fazer para lutares, com preparação e determinação, seguindo os valores que norteiam a construção de uma nova Nação Verde: ciência, justiça e compromisso!
«Fazer alguma coisa, ficar com raiva e transformar essa raiva em ação.»
Greta Thunberg



Eu adoro a Greta, ela para mim é uma inspiração e digam o que disserem dela - porque não dá para agradar a toda a gente e há humanos que não aguentam viver sem dizer mal - ela criou um verdadeiro movimento e deu voz às verdades que muitos, especialmente as industrias poluentes, não queriam ouvir. Ganhou agora recentemente a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, que distingue a ativista ambiental Greta Thunberg

«O prémio, no valor de 1 milhão de euros, será aplicado pela Fundação Thunberg em projetos de combate à crise climática e ecológica, de forma a ajudar os que enfrentam os piores impactos desta crise, particularmente a sul. A Fundação Thunberg começará por doar os primeiros 200 mil euros à SOS Amazonia campaign, da Fridays for Future Brazil, que combate a Covid-19 na Amazónia, e à Stop Ecocide Foundation para tornar o ecocídio um crime internacional.»

Já fez mais sozinha do que muitos activistas de sofá, disso não há dúvidas absolutamente nenhumas. Este livro já faz parte do Plano Nacional de Leitura! ( ✪ワ✪)ノʸᵉᵃʰᵎ


Este livro, apesar de ter um ar juvenil, é uma leitura elaborada, carregada de factos e dados, ou seja, para crianças pequenas há outros deste género melhores, como este ou este, por exemplo, este está mais direccionado para o público adolescente e adulto.





É um livro inspirador, para quem procura uma leitura fácil e resumida sobre as maiores questões ambientais do momento, esta é uma excelente aposta, é um bom bê-á-bá para quem está a começar a interessar-se nesta temática tão importante, da qual depende, literalmente, as nossas vidas e de todas as formas de vida do nosso planeta, além de dar vários exemplos das várias vertentes activas que estão a prejudicar o planeta, dá ideias a empresas e a particulares de como podemos todos fazer a diferença, os capítulos são curtos e fáceis de assimilar, as ilustrações encantadoras, o toque de cor ajuda a aliviar a leitura, que por vezes se torna angustiante - como é possível termos chegado a este ponto, especialmente quando já há tantas formas de dar a volta? - assim vos deixo com esta recomendação de leitura, e um apelo:

Nem que seja apenas a reciclar, a apanhar um ou outro plástico com que se cruzem na praia, ou pura e simplesmente não deitarem lixo para o chão, vamos ser todos eco-guerreiros, por nós, pelos animais, pelo planeta? ٩( ๑^ ꇴ^)۶
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários