Opinião: Descobrir Portugal Natural | Jorge Nunes

Da selva urbana à natureza selvagem
SINOPSE: Portugal tem um vastíssimo espólio natural com preciosidades biológicas que vale a pena conhecer e preservar. Venha conhecê-lo connosco!
O livro que agora chega às suas mãos é, pois, o espelho de duas décadas a descobrir Portugal - um conjunto de textos e fotografias cuidadosamente escolhidos que abrangem um vasto leque de ambientes e seres vivos, para dar a conhecer curiosidades e aspetos desconhecidos da natureza circundante.
Uma viagem deslumbrante pelo território nacional, à descoberta do Portugal Natural.
· A selva urbana - as cidades são o lar de inúmeros animais bravios· Últimos uivos - o maior carnívoro português· Esculturas da natureza - orquídeas selvagens portuguesas correm perigo· Caça ao cogumelo - espécies em risco devido à apanha desregrada· Vigilantes do ambiente - os líquenes como inspetores da poluição· Olha o passarinho! - mais de 500 espécies de aves em Portugal· Guerra dos peixes - espécies exóticas invasoras ameaçam as nativas· Invasoras silenciosas - as plantas exóticas infestam Portugal· Vegetais gigantes - o mundo fascinante das árvores· Majestosos herbívoros - ainda há grandes mamíferos nos bosques portugueses


Este livro é lindo, e é lindo de várias formas: tem fotografias lindas, carregadas de cor e detalhe, e falando em detalhe, os detalhes sobre a vida dos animais, das plantas, da natureza, em especial do nosso Portugal é simplesmente maravilhosa! Aprendi TANTO com esta leitura, sobre a nossa fauna e flora, animais terrestres, pássaros, peixes, ecologia, lendas e tradições locais, senti-me não só ligada à natureza como ao nosso país tão belo, tão rico, tão deslumbrante!




Adorei ler sobre os cogumelos, de que eu tanto gosto, agora vejo-os com outros olhos, e não só sobre cogumelos mas sobre plantas, árvores e outras criaturas, sinto que comecei a dar mais atenção à natureza, pequenas vidas e a simbiose que me rodeia e ganhei uma vontade profunda de explorar mais atentamente este nosso Portugal natural.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários