Opinião: Contos Tradicionais Portugueses - É nacional e é muito bom

Velhos contos para novos tempos, O maravilhoso bosque do imaginário português reunido num só volume.
SINOPSE: E se voltássemos à literatura popular? E se voltássemos a contar de viva voz os velhos contos? Este Contos Tradicionais Portugueses aceita esse desafio, oferecendo-nos os mais belos contos pertencentes à tradição oral. São histórias conservadas e contadas pelo povo: a acção é simples predominando o elemento mágico sobrenatural, o sentimento, a jocosidade, o maravilhoso. Ah, sejamos claros, neles até os animais ganham vida e falam.
Estas histórias revelam muito do país que somos, da cultura popular, dos nossos costumes e tradições. Leia-as agora e volte a contá-las, ao calor da lareira ou aos seus amigos nas redes sociais, e como se diz correntemente «crescente um ponto».
Contos Tradicionais Portugueses reúne mais de 50 contos, escolhidos das obras de Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, Consiglieri Pedroso, José Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga.
Por entretenimento ou consolo, como refere Eça, adentremos neste maravilhoso bosque do imaginário da cultura tradicional portuguesa e retiremos daí uma ou outra lição. Ou… talvez possamos apenas ler, sorrir e retirar alguma beleza do tesouro que aqui se compila.


Este livro é pura e simplesmente lindo! As ilustrações são de delirar, e o trabalho de colectânea é fabuloso, muito bem conseguido, há aqui histórias que ao ler parece que tive a narração na voz da minha avó, pois ela contou-me algumas das histórias aqui presentes, como da raposa ou a da sopa da pedra, entre outros, é fascinante, nostálgico para quem com elas cresceu, e de fantástica descoberta para quem nunca as ouviu!





Esta é a ilustração que acompanha a história da origem da sopa da pedra, que a minha madrinha e avó já me contam desde miúda...



 Os contos estão em português algo antigo e nos dias de hoje pouco usado, houve palavras que eu tive de ir ao dicionário ver o que significavam, pois não fazia a mínima ideia, o que além de uma leitura proveitosa se tornou num excelente exercício de língua, cada história tem um propósito, uma moral/lição, reflexão ou pura e simplesmente carregada de humor e crítica social, que ainda se adequa perfeitamente aos nossos dias.

É também uma excelente prenda para oferecer aos avós!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Deve ser muito interessante. Conseguiste-me seduzir...

    ResponderEliminar
  2. Um livro muito importante para que não se percam as histórias que fazem parte da nossa cultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, uma verdadeira homenagem a uma excelente parte da cultura portuguesa! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑