Opinião: Contos Arrepiantes da História de Portugal - Idade Média Medonha de Rui Correia e António F. Nabais

Ilustração: Hélio Falcão 
SINOPSE: Episódios arrepiantes, viscosos, tenebrosos, nojentos, brutais, horripilantes, sanguinários, asquerosos e que chegam mesmo, por vezes, a ser desagradáveis… da História de Portugal.
Sim, é verdade, os cronistas e historiadores já andam a escrever estas histórias há centenas de anos. E muitas são só lendas. Mas não há lenda nenhuma que não tenha grandes verdades escondidas. Há tesourinhos bem escondidos que não queremos que deixem de ser contados. Quem não gosta que lhe contem boas histórias?OK, há ali coisas que são assim mais para o asqueroso. São um bocadinho nojentas e terríveis, são, mas é até por isso que gostamos delas. Quem não gosta de guerras, sangue e cabeças cortadas? Somos péssimos.Uma nova série de contos arrepiantes respeitantes a diferentes momentos da história de Portugal com muito humor à mistura.


Adoro, adoro, adoro! O que eu teria delirado com estes livros, se houvesse no meu tempo - uau, já digo "meu tempo..." - há aqui histórias que eu já conhecia, pois eu sou uma apaixonada por história, mas outras de que eu não tinha conhecimento ou só me lembrava de uma parte, por exemplo, o soldado que tinha ficado preso na porta do Castelo de São Jorge, sendo que o seu corpo lá preso impediu o fecho das portas e assim a oportunidade para os portugueses invadirem e conquistarem o castelo, tinha-me esquecido completamente que esse soldado foi o Martim Moniz!





Outra vantagem deste tipo de livros, coloridos, originais e divertidos, é que dá para aprender de uma forma em que a informação se retém muito melhor e mais facilmente do que com livros massudos, saturados de datas e factos diversos. Fiquei absolutamente horrorizada com a questão dos impostos ao povo, credo! Hoje em dia já pesam, mas antigamente só se vivia para eles!

Merece ir direitinho para o Plano Nacional de Leitura, as ilustrações são giríssimas, super apelativas, e a própria narrativa é divertida e irónica, é uma forma absolutamente entusiasmante de se aprender!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Apesar de a história estar plana de episodios de horror, a ilustração é tão divertida que torna tudo mais leve. Vou comprar para oferecer ao meu filho, que tem gosto pela leitura igual a zero. Pode ser que adquira o gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza absoluta de que, divertido e apelativo como este livro é, não só vai adorar, se vai divertir como ainda vai aprender! ;)

      Eliminar
  2. Desconhecia totalmente esta bela obra!
    Uma boa leitura para levar nas férias,para miúdos e graúdos!

    ResponderEliminar
  3. O livro parece espectacular, adoro o design, grafismo, ilustrações... e o tema também me suscita muito interesse... uma das épocas mais romantizadas hoje em dia mas que devia ser medonha! ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cenas medonhas é o que não falta aqui! :P
      Aprendi mesmo muito!

      Eliminar
  4. Um livro que esta na minha lista de livros para ler futuramente... 🥰😘

    ResponderEliminar
  5. Estou muito curiosa com este livro e as ilustrações são muito giras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que os autores e ilustrador façam mais como este! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑