Opinião: Animais que Ficaram para a História | Raquel Oliveira e António Lopes

SINOPSE: Bucéfalo, um cavalo negro, de proporções incomuns, aparentemente indomável, ajudou Alexandre, o Grande, a construir o seu vasto império. O cão Alão foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques. Merengo, o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte, conferiu-lhe uma grandeza física que foi muito além do seu pequeno porte. Portugal do século XVI deixou-se maravilhar com a chegada de um soberbo rinoceronte que não teve um final feliz. Stubby e Chips conquistaram o respeito dos humanos graças à coragem demonstrada nas duas guerras mundiais. Por causa disso, os seus pequenos corpos caninos ficaram cobertos de medalhas.
Na ciência, há nomes incontornáveis como o de Dolly ou Laika, a primeira cosmonauta canina. Nas artes do espetáculo seria injusto esquecermos a Lassie ou o Chico, o papagaio da fadista Amália Rodrigues. Já na literatura, a relação entre autores e gatos é conhecida, mas nada iguala o envolvimento de Hemingway com as suas máquinas de ronronar. E na política há muitos exemplos inspiradores: Nelson e Jock, os gatos de Winston Churchill, Bo, o cão de água português que viveu na Casa Branca, ou Charlie, o surpreendente sharpei que ocupou o Palácio de São Bento enquanto Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro.
Estas são algumas das histórias que encontra nas páginas deste livro, onde os animais que ficaram para a história são os verdadeiros protagonistas.

Que livro maravilhoso e emocionante este, a prenda ideal para todos os amigos dos animais! Só tenho pena de, apesar destes animais terem ficado para a história nos seus respectivos países, aqui em Portugal a sua história não é muito comum, conhecemos algumas histórias graças a filmes e livros que cá nos chegam, como este, mas eu, por exemplo, não fazia ideia do número de animais que foram de extrema importância para a segunda guerra mundial, até já tinha ouvido falar de casos de cães e pombas correio e cavalos, mas ursos e gatos, cabras e outros completamente inesperados? Fascinante! (★o★)





O livro ideal para qualquer pessoa que sinta fascínio pelos animais, pelo contributo que deram e dão à sociedade, ... é também um bom livro - fácil de ler - para aqueles que ainda têm uma fraca empatia pelo reio animal, pois desta forma vão compreender o seu valor de uma forma totalmente nova e fascinante!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

4 comentários:

  1. Recentemente, li um livro sobre cães heróis que gostei muito e este livro certamente não iria desiludir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não desilude de forma nenhuma! :D É excelente! :)

      Eliminar
  2. Olá.
    Deve ser muito interessante.Já tinha conhecimento de alguns animais referidos na sinopse,mas fiquei curiosa sobre os que estão no livro.

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑