Opinião: Acasos Felizes | Suzanne Nelson

SINOPSE: Dalya é filha de um sapateiro e vive em Berlim, na década de 1930. Apesar de ter apenas 15 anos, sabe que o seu destino é seguir as pisadas do pai e tornar-se também ela criadora de sapatos. Mas quando Dalya é levada para um campo de concentração com a família, a sua vida muda para sempre, e vê-se obrigada a deixar para trás tudo aquilo que conhece…bem como um lindo par de sapatos, o primeiro feito por si.Esses sapatos fazem uma viagem no espaço e no tempo até aos dias de hoje, indo parar a uma loja de artigos em segunda mão. Nesta loja entram Ray e Pinny, duas raparigas que não podiam ser mais diferentes uma da outra: Ray é órfã, vive numa instituição, mas sonha fugir para Nova Iorque, e Pinny é uma otimista incurável, pois acredita que, apesar de ter síndrome de Down, isso não a impedirá de concretizar os seus sonhos.Um único par de sapatos cor-de-rosa irá unir estas três vidas, marcadas pela perda, numa história de coragem, amor e memórias e dos acasos felizes que nos interligam a todos.


Este é um livro que talvez passe despercebido, pela sua "capinha fofa", mas é tudo menos lamechas... está aqui uma profundidade de sentimentos incrível!

Apesar de serem três as personagens femininas principais, e as suas vidas a determinado ponto se ligarem para sempre, há muitas personagens interessantes neste livro e cada uma delas vai ser a ponte de umas para outras, é fascinante!

Este livro aborda a temática holocausto, com uma brutalidade arrepiante, comovente e desesperante, aborda a discriminação ante a síndrome de Down, e a revolta de uma orfã que já sofreu demasiados desgostos para conseguir confiar nas pessoas, saltando de família em família de acolhimento, com uns traumas pelo caminho... chegando a tocar nas temáticas do feminismo, vidas errantes e homossexualidade...

A história destas personagens separam-se e ligam-se pelos anos, tudo em volta de sapatos... nunca eu tinha pensado em sapatos desta forma tão lírica, como vai sendo exposto neste livro, e nunca mais olharei para o calçado da mesma maneira... está aqui um conjunto de histórias incríveis, muito rica, e por incrível que pareça sempre com um par de sapatos a fazer a diferença, por enorme ou imperceptível que seja no impacto que simples sapatos podem fazer, é muitíssimo original!

As voltas e reviravoltas deste livro são fascinantes, é uma leitura verdadeiramente empolgante, adorei!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

2 comentários:

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑