Opinião Filme: À Espera de um Milagre

Título original: The Green Mile | De: Frank Darabont | Com: Bonnie Hunt, David Morse, Michael Clarke Duncan, Tom Hanks | Género: Drama | M/12, EUA, 1999, 188 min.
SINOPSE: Milagres acontecem nos mais inesperados locais, até mesmo no corredor da morte do bloco prisional da Penitenciária Cold Mountain. Ali, John Coffey, um gentil e enorme prisioneiro com poderes sobrenaturais, traz aos seus guardas e colegas de prisão, um sentido de espiritualidade e humanização que eles não esperavam lá encontrar.

Mais do que nunca, neste últimos tempos, especialmente na última semana depois de todos os protestos no mundo pelo o que a morte de George Floyd representa, o racismo que ainda vivemos no mundo em pleno ano 2020, lembro-me deste filme, que já vi várias vezes e desde que o vi ainda em pequena muito me impactou e continua a causar impacto...

O racismo, a brutalidade policial, a estupidez humana, pura e crua, a maldade e intolerância, tão típica na nossa espécie...

TRAILER

O trabalho do meu adorado Tom Hanks é sempre de louvar, aqui brilhou magnificamente, a honestidade nos seus olhos durante a interpretação, ele viveu mesmo aquilo, deu verdadeira vida à sua personagem, e a interpretação do Michael Clarke Duncan foi sublime, foi aqui que eu fiquei fã deste actor, maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso!

Eu sou contra a pena de morte, porque como já foi mais do que provado há muitas falhas neste sistema e os justos pagam pelos injustos, é muito fácil acusar uma pessoa e forjar provas, juntando com a corrupção que há no mundo é uma bomba de injustiça impossível de controlar, além de que para os verdadeiros culpados para muitos a pena de morte é uma benesse, sou a favor da retribuição à sociedade, que os façam limpar matos, ruas, estradas, praias, plantar árvores, trabalhar na agricultura, na recuperação de edifícios, bancos alimentares contra a fome, associações animais - tratar e passear os animais - assim não só estão a contribuir, como a aprender a serem melhores pessoas, pode ser que salve algumas, mais do que ficarem presos numa sela quase todas as horas do dia...
«I'm tired, boss. Tired of being on the road, lonely as a sparrow in the rain. I'm tired of never having a buddy to be with, to tell me where we's going to, coming from or why. Mostly, I'm tired of people being ugly to each other. I'm tired of all the pain I feel and hear in the world every day. There's too much of it. It's like pieces of glass in my head, all the time... Can you understand?"»
«Estou cansado, chefe. Cansado de andar pela estrada, sozinho como um pardal à chuva. Estou cansado de não ter um companheiro com quem estar, que me diga para onde vamos, de onde vimos ou porquê. Sobretudo, estou cansado de pessoas que são más umas com as outras. Estou cansado de toda a dor que sinto e ouço no mundo todos os dias. Há tanto disso. É como pedaços de vidro na minha cabeça, o tempo todo.... consegues compreender?»


Comentários