Visita à: Livraria Déjà Lu | Cascais

A minha primeira visita a uma livraria aqui no blog, outras se seguirão, mais do que nunca as livrarias precisam da nossa ajuda, se já antes desta crise epidémica precisavam, agora a nossa ajuda é vital!

Eu amo Cascais! ( ♥▽♥ )

A Cidadela e a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, situada no seu interior, fazem parte dos fortes militares construídos entre os séculos XV e XVII para defesa da costa e da entrada do Tejo. Em 1488, D. João II mandou construir a torre fortificada na ponta do Salmodo, devido aos frequentes desmandos da pirataria inglesa, francesa e moura e à necessidade de tornar mais eficaz a defesa de Lisboa.

Nos finais do século XVII, a torre foi transformada em baluarte. Mas o terramoto de 1755 fez desabar as coberturas e os vários pisos da torre, salvando-se só as paredes mestras, devido à sua espessura e pelo facto de estarem amparadas em muralhas quinhentistas.

O Forte de Nossa Senhora da Luz, com a sua planta triangular, revela as ideias inovadoras dos arquitectos militares italianos, sem precedentes em Portugal. Sob a praça da Cidadela existe uma cisterna que actualmente funciona como museu ou salão nobre, com um tecto abobadado assente em colunas e um aspecto majestoso.

Em 1871, o rei D. Luís mandou adaptar a casa dos governadores da Cidadela a residência de Verão para a família real, que começava a vir para Cascais, a banhos. Foi para lá que se retirou durante a enfermidade; e lá morreu, a 19 de Outubro de 1889. Foi também na Cidadela que, a 28 de Setembro de 1878, se inaugurou a iluminação eléctrica em Portugal, no aniversário do então príncipe D. Carlos.

O antigo palácio real é propriedade da Presidência da República, enquanto o restante complexo manteve ao longo dos anos servidão militar. A última unidade do Exército ali instalada foi o C.I.A.A.C. (Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea e da Costa).

Em 2003 a Cidadela foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais para aproveitamento cultural e turístico. No final de 2011 abriu ao público totalmente remodelada, e pode ter acesso a vsitar e conhecer o Palácio da Cidadela com visitas guiadas, o museu da Presidência, a pousada e fazer compras em várias lojas de comércio.

«A Déjà Lu é uma Associação Particular sem fins lucrativos que criou uma livraria solidária como forma de angariar fundos para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Todos os livros são doados e a livraria funciona através de um conjunto de voluntários que fazem turnos rotativos. 100% das receitas revertem para a APPT21.»

Adoro as caixas de vinho, também as tenho em casa para arrumação, para livros são o ideal, ao contrário das caixas tipo palete, com farpas e tudo, pois esta madeira é tratada, além de ficar muito giro!

Esta livraria é maravilhosa, não só está localizada num local lindo, ao pé da praia, que dá para dar um passeio maravilhoso, como é muito colorida, original, todos os móveis são reciclados, recuperados, construídos de forma a reutilizar, a nível literário tem de tudo um pouco, os preços são os da feira do livro, estamos a apoiar um negócio nacional e ainda o bónus enorme de estarmos a contribuir para com a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21!

Vou começar a frequentar muito mais este tipo de livrarias, especialmente quando não tiver possibilidades financeiras para poder comprar na livraria convencional, ou mesmo o mais provável é eu investir 50-50.

ADORO a decoração! ♡^ ▽ ^♡

Comprei dois livros de bolso a este preço, tive de me controlar para não os comprar a todos!

Adoro as notas com sugestões!

"Os livros em segunda mão são livros selvagens, livros sem abrigo. Reúnem-se em grandes bandos de penas tresmalhadas e têm um charme que falta aos volumes domesticados da biblioteca". - Virginia Wolf

Digam lá que não é maravilhosa? (  ≧◡≦) ♡

Os sacos são em papel, com oferta de um marcador, muito bem!! (*^o^)人(^o^*)

Até à próxima! ( ゚∀゚)ノ

A livraria está situada dentro da fortaleza da Cidadela de Cascais, no primeiro andar do restaurante Taberna da Praça.

Morada:
Livraria Déjà Lu