Opinião série: La Casa de Papel | Temporada 1 a 4

Primeira temporada: 2017 | Com: Úrsula Corberó, Álvaro Morte, Itziar Ituño | Criado por:Álex Pina
SINOPSE: Oito ladrões fazem reféns e fecham-se dentro da Casa Nacional da Moeda de Espanha, enquanto um génio do crime manipula a polícia para executar o seu plano.


Ora bem, antes de mais eu não sou pessoa de ver séries que estejam na ribalta, ainda mais que este tipo de série de crime não me fascina por ai além, mas esta crise pandémica que atravessamos fez-me ficar mais dependente da Netflix e num dia em que eu estava especialmente aborrecida, com uma tremenda ressaca literária e não me apetecia ver nada de especial, mas precisava urgentemente de algo para me distrair, lá meti eu a dar para ver do que é que tanto falam para aqui.

O que aconteceu foi: não gostei do primeiro episódio, a meio do segundo, fartei-me... não estava mesmo a ver motivo para tanto alarido, e se não fosse uma bruta insónia e gigante preguiça de pura e simplesmente desligar a série e ir à procura de outra, eu tinha desistido e duvido que lhe voltasse a pegar... foi por pura preguiça que continuei a ver, num estado algo apático...

Passados uns 4/5 episódios lá comecei a ficar mais envolvida no enredo, que é muito inteligente, a batalha estratégica entre o professor e a polícia é incrível, há aqui drama, muito drama, TANTO drama (!), aventura, acção, suspense, violência, morte, sexo, amor, amizade, crises familiares, há de tudo nesta série, o facto de eu ter vivido na Espanha quatro anos fez com que eu não estranhasse o idioma em castelhano, até acho que lhe dá um certo glamour muito lusitano, original, e os actores são fabulosos, já vi outras séries e filmes espanhóis em que os actores  são algo teatrais, como os nossos, mas aqui, na minha opinião estão bem ao nível de Hollywood!

Outro factor que adorei: para terem total anonimato, em relação às autoridades, os assaltantes decidiram adoptar nomes de cidades: Berlim, Tóquio, Denver, Nairobi, Helsínquia, Oslo, Moscovo, Rio. Para além destes nomes, também o bar, onde se desenrolam várias cenas, tem o nome de uma cidade. É o Bar Hanói. Chernobil e Valência são ainda nomes de “planos” accionados pelos assaltantes.

Fiquei completamente apaixonada pela canção italiana “Bella, Ciao”. Celebrizou-se com La Casa de Papel por ser cantada em momentos decisivos pelas personagens! Bella Ciao foi um símbolo da resistência italiana contra o fascismo, durante a 2ª Guerra Mundial. Diz-se que terá surgido ainda no século 19 e que era cantada por mulheres, trabalhadoras sazonais, que se deslocavam das suas aldeias para trabalhar para no campo.


Linda... linda... muito emotiva....
Algumas curiosidades da série consultei neste site:

Há personagens de que gostei muito, outras que de início não gostava, mas aprendi a gostar, mas há uma que nem por motivo nenhum consigo gostar, de facto detesto profundamente, que é o Arturito. Interpretou de tal forma o papel, que conseguiu criar uma profunda repulsa em mim, está de parabéns, e tenho já ao tempo um livro deste actor, que também é autor cá em casa para ler, que é este.

TRAILER 1 TEMPORADA

TRAILER 3 TEMPORADA

A terceira e quarta temporada foram as minhas preferidas, e agora estou completamente viciada na série, e mal posso esperar pela quinta temporada, estou muito ligada às personagens. Enquanto a primeira e segunda temporada o assalto à Casa da Moeda era uma questão monetária, e não só, pois há uma história relacionada com o professor por trás, que, tal como todas as personagens, têm uma história, um motivo, e são todas muito bem explorados, mas era essencialmente por uma questão de dinheiro, na terceira e quarta temporadas o assalto é ao Banco de Espanha, e o motivo é passional, uma demonstração de poder e uma missão de resgate, estas duas últimas temporadas têm uma conotação de crítica social muito mais gritante que as duas primeiras, o nível de acção e suspense é muito superior e a riqueza do enredo é absolutamente fascinante!

O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao

Comentários