Opinião: Os Meus Amigos | Albano Sousa Jorge

SINOPSE: Um qualquer avô sente-se a coisa mais importante do Mundo quando lhe é dado ter... ao colo, em roda ou no leito... a atenção que os netos lhe emprestam no escutar de uma sua história. E esta história pode ser uma daquelas já mil vezes contadas, recontadas e recortadas que daquela história, aquela, já pouco têm, mas, a dita história, acontece sempre!
Para os meus netos então pequenitos e emigrados, procurei que estas minhas histórias fossem a água das suas raízes aos momentos dos repetidos encontros vividos com os... Meus Amigos. 
Assim, em cada conto encontramos, além da ternura da narrativa de uma história ou de uma aventura vivida pelos seus Amigos, a indisfarçável teimosia de quem a conta... a do avô... para que, aqueles contos, fossem a âncora da sua presença junto deles. 
São histórias que de tão singelas são como aguarelas inundando os limites de um desenho, ou como as pétalas de uma flor que o vento leva, mas, nas cores ou no caule, está escrito a mensagem que cada uma delas transportou e transportará.


É uma grande coincidência que um dos posts que mais tempo tinha já em atraso é precisamente o livro de um avô aos seus netos, nesta altura em que vivemos em que esse contacto não é minimamente recomendado... no entanto e acredito que especialmente por isso, este é um livro tão bonito para ler nesta altura, pois não só estaremos a apoiar uma pequena editora nacional, como um autor português, que tornou este livro numa bela homenagem à relação avós-netos e que tanto precisamos de estimar nesta altura, mais do que o que já deveríamos de fazer desde sempre!



Este livro é um conjunto de histórias engraçadas, carregadas de sentimento, com uma moral/lição no final de casa uma, escrita num típico português muito característico nosso, cheia de humor, com alguns provérbios e dizeres pelo caminho, algo poético, e ainda tem a vantagem de estar repleto de cãezinhos e gatinhos, histórias narradas na perspectiva dos nossos amigos de estimação, o que vai fazer as delícias dos mais pequenos e dos maiores!




Um livro que nos aquece o coração, de vez em quando utiliza algumas palavras mais elaboradas que os pais/avós terão de explicar o que significam, o que é excelente para enriquecer o vocabulário da criança, adorei o destaque que o autor deu ao que os animais abandonados sentem e passam quando se encontram nessa situação, desde pequeninos temos de os sensibilizar para esta questão, para se tornarem adultos empáticos, e as lições moral da história são pertinentes e muito bem aplicadas, gostei muito e recomendo sem reservas este livro muito original, muito nacional!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários