Opinião: A Vegetariana | Han Kang

Berlinetas, bolas de berlim convencionais e vegan, de diversos sabores originais

Romance vencedor do Man Booker International Prize
SINOPSE: Uma combinação fascinante de beleza e horror. Ela era absolutamente normal. Não era bonita, mas também não era feia. Fazia as coisas sem entusiasmo de maior, mas também nunca reclamava. Deixava o marido viver a sua vida sem sobressaltos, como ele sempre gostara. Até ao dia em que teve um sonho terrível e decidiu tornar-se vegetariana. E esse seu ato de renúncia à carne - que, a princípio, ninguém aceitou ou compreendeu - acabou por desencadear reações extremadas da parte da sua família. Tão extremadas que mudaram radicalmente a vida a vários dos seus membros - o marido, o cunhado, a irmã e, claro, ela própria, que acabou internada numa instituição para doentes mentais. A violência do sonho aliada à violência do real só tornou as coisas piores; e então, além de querer ser vegetariana, ela quis ser puramente vegetal e transformar-se numa árvore. Talvez uma árvore sofra menos do que um ser humano.
Este é um livro admirável sobre sexo e violência - erótico, comovente, incrivelmente corajoso e provocador, original e poético. Segundo Ian McEwan, «um livro sobre loucura e sexo, que merece todo o sucesso que alcançou». Na Coreia do Sul, depois do anúncio do Man Booker International Prize, A Vegetariana vendeu mais de 600 000 exemplares. Aplaudido em todos os países onde está traduzido, é um best-seller internacional.


Bem... este foi um dos livros mais perturbadores que já li em toda a minha vida... este  livro foi-me recomendado pela minha tia, e eu pensei que fosse devido ao título "vegetariana", sendo eu vegan, que ela me tivesse a recomendar um livro sobre direitos dos animais ou assim, eu sou mais daquelas pessoas que se deixam levar por recomendações, pela capa ou título e a sinopse é das últimas coisas a que eu dou importância, de facto, muitas vezes leio livros sem ter em atenção a sinopse, e foi o caso deste livro... estava eu a pensar que ia ler sobre as dificuldades sociais de ser vegetariana e fui dar com um livro que é psicologicamente perturbador!

Este livro será deveras fascinante para todos os profissionais do foro da saúde mental, é uma crítica social brutal para com a cultura coreana, o facto de as mulheres serem basicamente servas dos homens e não serem bem-vistas as mulheres com personalidade própria, a escrita é muito fluída e fácil de ler, no entanto tem sempre um tom muito melancólico e ... é raro eu não me conseguir expressar bem nas minhas opiniões... só para verem como esta leitura me afectou!... tem um tom sofrido, intenso, muito dramático e... sinceramente perturbador...

É também um drama familiar com uma grande carga de crítica social, pois os familiares da mulher que se torna vegetariana após um sonho demasiado intenso sobre o consumo de carne e a aversão que a partir daí todo o tipo de carne e derivados animais lhe causa, a forma como é ostracizada pela família e pela sociedade é de uma crueza brutal! 

Algo que também eu e muitos - provavelmente todos a dada altura - vegetarianos sentimos todos os dias. E não esquecer que uma pessoa vegetariana é alguém que tem uma alimentação 100% vegetal, tanto que está no próprio nome "vegeta-", depois há os ovo-lacto-vegetarianos, mas isso já é uma deformação do contexto original da palavra, mas pronto... tanto que a alimentação de um vegan é vegetariana, vegan é uma filosofia, um modo de vida e não uma "dieta"...

A determinada altura, pressionada ao extremo pela família e sociedade ela começa a perder completamente o juízo, espero que quem leia este livro não pense que todos os vegetarianos se queiram tornar árvores! (˚▽˚!) Aquilo que ela sente, imagina e faz a si própria já é um descambar emocional sério, muito provavelmente devido à brutal pressão sofrida e total falta de respeito para com os seus sentimentos...

Resumindo, nunca li nada assim, li sempre com uma incrível sensação de desconforto mas ao mesmo tempo de fascínio, está aqui uma leitura muito original e peculiar!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários