Opinião: A Trança | Laetitia Colombani

Três mulheres. Três vidas, três continentes. Uma mesma sede de liberdade.
SINOPSE: Smita, Índia. Intocável, Smita vive uma existência miserável, ostracizada por toda a sociedade. Mas Smita sonha com uma vida melhor para a sua filha e, num gesto de coragem e esperança, oferece o que de mais valioso tem em troca de dinheiro e da possibilidade de melhorar a sua vida.
Giulia, Sicília. O pai de Giulia acabou de morrer deixando-a com a terrível decisão de vender ou modernizar a loja de perucas que ele geria. Giulia decide-se pela segunda opção e irá investir em cabelo verdadeiro para as suas perucas.
Sarah, Canadá. Advogada de meia-idade, Sarah descobriu que sofre de cancro da mama e perde o cabelo durante os tratamentos. Finalmente, decide que precisa de uma peruca para reconquistar a autoconfiança.


Este é um dos livros mais intensos, brutalmente honestos e fascinantes que já li na minha vida. Adoro livros com personagens femininas corajosas, e esta é a história fantástica de três mulheres em três países afastados uns dos outros e da forma como a vida delas, que nunca se vão cruzar, vão ter impacto umas nas outras, fascinante... pura e simplesmente fascinante!

Aborda a questão dos "intocáveis" na Índia, uma realidade que eu desconhecia, é horrível, pura e simplesmente desumano! Para as mulheres então é intolerável!! Nem parece que vivemos no século XXI! Revoltante! Esta é a história de uma mulher "intocável" que faz de tudo para garantir o futuro da sua filha, para que não seja violada nem morra à fome...

Depois, temos a questão da crise económica de 2008 que atravessámos, aqui, é relatava no ponto de vista de uma família que tem uma fábrica de perucas em Itália, e a forma como a crise afectou aquela pequena comunidade em que a maior parte dos habitantes trabalha naquela fábrica... Aqui o foco é o drama familiar e a importância de uma comunidade lutar junta para um bem comum...

Depois, seguimos para o Canadá, com uma excelente advogada que sofre de descriminação na sua firma de advogados por ser mulher, e além disso ainda ser mãe solteira e por isso não lhe dão oportunidades para progredir na carreira, e acima de tudo ainda vai ser afectada pelo cancro de mama...

E assim vamos vivendo, alternadamente, a perspectiva da vida de cada uma dela, numa escrita intensa, arrepiante, fascinante e emotiva, é uma história que se lê de uma assentada e que ficou para sempre no meu coração!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários