Opinião: Calvin Esparguete - Diário de um gato citadino | Filomena Lança

Passeia-se alegremente pelas ruas de Lisboa, fica alguns dias com novas famílias, mas volta sempre para casa
SINOPSE: Os gatos não têm dono. Pelo contrário, sempre que podem, eles tornam-se donos de vários humanos que não se importem de lhes dar comida e um sítio para passar a noite.
Eis a filosofia do gato desta história, que se recusa a ficar em casa, a dormir no sofá, e que passa os dias em animados passeios pela cidade de lisboa.
Tem na coleira o número de telefone dos donos que, graças aos telefonemas dos novos amigos que vai fazendo, sabem sempre onde é que ele anda.Ou quase sempre.Já ficou meses fora de casa, perdeu-se nos subúrbios, andou de autocarro, passeou-se pelo Metro, foi estrela na Net e fez amigos entre os turistas.
Esta é a história das suas aventuras pela cidade, contada como só ele o poderia fazer.

Não bastando ser uma história sobre um gato, como ainda mais uma história sobre um gato que se passa em Lisboa, ainda acrescenta o facto de ser uma história verídica e a cereja no topo do bolo é que ele anda por aí!

Há certas partes com as quais não concordo com a autora, em que ela generaliza dos gatos e não o Calvin em especifico, e também outras que ela própria reconhece cede um pouco ao egoísmo, mas a forma como a autora é honesta e conscienciosa supera essas partes mais intransigentes, normalmente demoro mais tempo a ler este género de livros biográficos, mas este li num par de dias, ajudou o facto de eu conhecer bem as ruas pelas qual o Calvin passeia e a narrativa se dá, e de estar escrito na perspectiva do Calvim, na primeira pessoa, sendo que torna a leitura extremamente realista, e também porque é incrível a quantidade de sarilhos e aventuras em que o Calvin se mete! A forma como ele une a comunidade é maravilhosa...


É um livro muito cativante, emotivo e divertido, e recomendo a todos os que adoram animais, especialmente gatos, como eu, e espero um dia poder conhecer o Calvin pessoalmente! {♥‿♥}


👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários