Opinião: Memórias de uma Vida em Guerra | Susan Meissner

Em plena Segunda Guerra Mundial, Emmy faz uma escolha... 
Que a atormentará durante anos.
SINOPSE: Uma escolha errada pode ditar o futuro de uma vida inteira.
Atualidade: Kendra Van Zant, uma jovem estudante de História, está à procura de testemunhos de sobreviventes do bombardeamento de Londres durante a Segunda Guerra Mundial. E o que seria uma tarefa rotineira leva-a à porta de Isabel MacFarland, que, aos 93 anos, decide relatar pela primeira vez a sua experiência durante a guerra e os segredos que guardou durante décadas… começando pela sua verdadeira identidade.
1940, Inglaterra: Perante a ameaça de um ataque aéreo em Londres, centenas de milhares de crianças são levadas para lares de acolhimento no interior do país. Entre elas encontram-se Emmy Downtree, de 15 anos, e a sua irmã Julia, de 7 anos. Embora a pacata casa de campo de Charlotte seja o melhor refúgio para as duas irmãs, Emmy deseja ardentemente voltar à cidade, para concretizar o seu sonho de costurar os vestidos de noiva que desenha. Mas Julia tem uma profunda necessidade da presença da irmã, obrigando Emmy a tomar uma decisão que a fará seguir por um caminho do qual poderá não haver retorno. Uma decisão que marcará para sempre a vida das duas irmãs.

Não é qualquer autora que me faz lembrar a minha autora preferida, Lesley Pearse, e esse é o maior elogio que eu posso fazer a uma autora! Tem os mesmos ingredientes dos livros sobre a segunda grande guerra de Lesley: blitz em Londres, crianças que têm de ir para o campo, para famílias de acolhimento temporário, deixando os pais e restante família para trás, personagens femininas muito fortes, que acompanhamos desde pequenas, o desvendar de segredos e pecados passados, com algum romance em segundo plano, ... mas está escrito de uma forma única, própria e pessoal desta autora, lê-se de um fôlego, com muita desenvoltura, intercalando o presente com o passado...

Gostei muito da personagem Emmy, que vive com a irmã mais nova e a mãe solteira, com algumas dificuldades económicas, que desde muito cedo aprendeu a costurar e a desenhar, e é obcecada com vestidos de noiva, sendo o seu maior sonho vir a ser estilista nessa área... muito drama familiar se vive nesta história!

Como viver com uma culpa agonizante, é uma das emoções mais fortes deste livro... as voltas e reviravoltas fascinantes e o desfecho é inacreditável!

Que venham mais livros desta autora!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Tal como aconteceu com a Liliana, agradou-me bastante a leitura deste livro.
    A temática é só por si muito cativante para mim, mas gostei sobretudo do twist final.
    Aguardo também novos livros da autora.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑