Opinião: Infâncias - Aqui e Além Mar | José Jorge Letria e José Santos

Ilustrações de Cátia Vidinhas (Portugal) e Eloar Guazzelli (Brasil)
SINOPSE: Se a sua infância pudesse ser traduzida numa cor, que cor seria? Se tivesse um cheiro, seria cheiro de quê? Se fosse um brinquedo, seria uma bicicleta ou um jogo de cartas? E se fosse um animal? Os poemas deste livro contam lembranças da meninice de seus autores, o português José Jorge Letria e o brasileiro José Santos, que têm em comum, além da língua portuguesa e da vontade de contar em versos suas infâncias, uma bela trajetória literária. Nas ilustrações, a portuguesa Cátia Vidinhas e o brasileiro Eloar Guazzelli dão vida e muitas cores às histórias e personagens dos dois autores.Se a sua infância pudesse ser traduzida numa cor, que cor seria? Se tivesse um cheiro, seria cheiro de quê? Se fosse um brinquedo, seria uma bicicleta ou um jogo de cartas? E se fosse um animal? Os poemas deste livro contam lembranças da meninice de seus autores, o português José Jorge Letria e o brasileiro José Santos, que têm em comum, além da língua portuguesa e da vontade de contar em versos suas infâncias, uma bela trajetória literária. Nas ilustrações, a portuguesa Cátia Vidinhas e o brasileiro Eloar Guazzelli dão vida e muitas cores às histórias e personagens dos dois autores.


Tive a sorte e o prazer de conhecer pessoalmente estes dois fantásticos autores e poetas, o autor José Santos no Fólio de 2018, e o José Jorge Letria em Leiria, também em 2018, pouco tempo depois, prazer maior foi ainda poder ouvir, no Fólio, o autor José Santos a recitar alguns destes poemas!
Este maravilhoso livro está assim elaborado: dois poetas, um brasileiro, um português: dois ilustradores, um brasileiro e uma portuguesa: de um lado do livro está um poema, relacionado com a infância do autor brasileiro, com ilustrações da ilustradora portuguesa: do outro lado, um poema, relacionado com a infância do autor português, com ilustrações do ilustrador brasileiro. As palavras que não são iguais em ambos os países, estão assinaladas com um * e traduzidas no rodapé
Digam-me lá que não é um livro maravilhoso, original e fantástico?
"Infâncias aqui e além mar", livro de José Jorge Letria e José Santos, foi distinguido no Brasil. Foi considerado o melhor em língua portuguesa do panorama editorial brasileiro de 2017, podem ler a notícia aqui.
Sendo que este livro veio do Brasil, e não há, infelizmente, à venda em Portugal, quem quiser consultar este exemplar, doei-o à Biblioteca Camões em Lisboa ;)
Eis uma pergunta que me foi feita no Fólio em Óbidos, pelo autor José Santos, e que eu não soube responder no imediato, mas deixo esta questão aqui para vós, caros leitores, para que, quem tiver interesse e inspiração, possa aqui responder:

Assim de repente, conta-me uma lembrança feliz da tua infância...?

Comentários

  1. Pela amostra deve ser um livro mágico. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, maravilhoso! É uma pena que não tenha sido editado aqui... :(

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑