Opinião: Visual Merchandising - Sedução no Retalho | Ângela Fernandes

SINOPSE: Comunicar no comércio significa transmitir ideias, informações, mensagens, ou sugestões, que contam uma história, advertem para uma necessidade ou instigam a um desejo. Seduzir o cliente através de uma linguagem baseada nos símbolos, na composição dos espaços, na disposição dos produtos, é uma arte difícil mas muito poderosa.
Convida-se o leitor a compreender como o espaço pode comunicar a personalidade da loja, desde a fachada e a montra até ao expositor onde o produto é exibido e apresentado. Tudo explicado num texto simples e direto, acompanhado de fotografias de excelentes exemplos nacionais e internacionais!
Este livro apresenta-se como um instrumento técnico e visual que ajudará não só os profissionais e os alunos de Visual Merchandising, como também retalhistas, arquitetos, designers e demais interessados, a compreenderem porque se faz e como se faz o Visual Merchandising!
"Os novos formatos comerciais, as exigências dos consumidores e a diversificação das marcas obrigam os profissionais desta área a uma constante adaptação para reinventarem as suas mensagens e para criarem formas cada vez mais apelativas e eficazes de se fazerem notar. […] E é neste contexto de enorme complexidade e de grandes opções estéticas e cénicas que os profissionais de Visual Merchandising têm de criar as suas mensagens nos dias de hoje. Dispor deste livro é ter à mão uma ferramenta importante."
Susana Martins dos Santos, in Prefácio Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés


Esta opinião vai ser uma opinião mista numa só: a minha pessoal como apreciadora de livros e o parecer da minha amiga Diana, VIM (vitrinista) de uma grande cadeia de lojas de roupa, sendo ela a responsável pela montra daquela grande loja, quem organiza, orienta e trata de tudo o que é inerente aquela funcção, quem melhor do que ela para me confirmar se este livro vale a pena ou não?

Ora bem, daquilo que eu li e vi do livro, desde estar belíssimamente impresso, leve e de bom tamanho, com uma largura excelente para que possamos apreciar as maravilhosas fotos, de uma qualidade irrepreensível, tanta cor e pormenor, só por aqui, já é um livro fabuloso:
 Depois, temos a parte da informação e a forma como está tudo explicado, numa espécie de livro de estudo sobre esta temática do Visual Merchandising, que para mim, que pouco ou nada sei sobre este tema, foi muito interessante ler e tomar consciência de todo o processo e "ciência" que está por detrás da arte do vitrinismo, quando talvez, tanta gente como eu, nunca tinha pensado sequer nesse assunto, e pesaria que qualquer pessoa poderia fazê-lo, que seria apenas "atirar" para lá umas coisas alusivas ao que se pretende vender e arranjar aquilo de forma a ficar bonito, não é? Pois... mas não é bem assim... e sei isso não só após a leitura deste livro, mas também por assistir pessoalmente ao trabalho desta minha amiga, visto nós termos sido colegas de trabalho uns bons temos, apesar de termos funções muito diferentes, sendo a minha principal função ali a de administrativa, por isso eu assistia quase diariamente à sua luta, ao ter de seguir as regras estipuladas, os croquis, ter de ir alterar montras às 05:00, entre tantas outras coisas que envolve aquilo que eu fiquei verdadeiramente impressionada, e até comecei a dar mais atenção aos pormenores das montras, pois envolve muito trabalho da parte de quem as faz e merecem ser reconhecidos.

Portanto, temos aqui um bom livro com informação complementar para quem está na área, e uma excelente fonte de informação e conhecimento para quem quer aprender este ofício.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Olá Liliana,
    Foi uma ótima surpresa descobrir o seu blog. Fico muito contente que tenha gostado e agradeço o seu elogio, assim como a forma como descreve o meu livro. O que diz explica muito bem o que pretendi com esta publicação. Votos de muito sucesso para este blog! Obrigada. Ângela Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela!! :D

      Obrigada pelo comentário, e mais uma vez os meus parabéns pelo excelente trabalho, é o melhor livro do género que já li, belissimamente ilustrado e informativo, fantástico! ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑