Opinião: Vaca Sagrada | David Duchovny
Na mão tenho uma deliciosa Berlineta, uma bola de berlin vegan, de e com recheio de carvão activado, sei que parece meio "assustadora", mas é uma delícia! Na Gare do Oriente
SINOPSE: Uma fábula moderna sobre a revolucionária odisseia de uma vaca, de um porco e de um peru. Elsie é uma vaca feliz. Passa os dias a comer, a dormir e adora a quinta e os fazendeiros. Mas, um belo dia, aproxima-se da casa dos fazendeiros e, através da janela, vê uma televisão onde está a passar um horroroso programa sobre «produção industrial de carne». E o mundo de Elsie cai a seus pés. Ou melhor, patas. Apenas uma solução se apresenta: fugir para um mundo melhor e mais seguro. Mas não vai sozinha: rapidamente se juntam a ela o peru Tom, que não sabe voar mas é ágil a usar um iPhone; e o porco Jerry, ou melhor, Shalom, recém-convertido ao Judaísmo. Elsie tem tanto de filósofa e viajante quanto de hábil narradora, cheia de referências pop e nerd e um humor muito peculiar Tom é um peru psicanalista que aprenderá a voar. Shalom é rejeitado pelo povo que adota mas acaba por ser um diplomata involuntário. Deixe-se surpreender por estes carismáticos heróis - e pelas lições morais e de vida que lhe vão dar. Quem diria que uma visão do mundo de uma vaca seria tão divertida e, ao mesmo tempo, tão honesta e verdadeira? Vaca Sagrada é, um livro inteligente e divertido desde a primeira página.
Este é um dos livros mais divertidos que já li na vida, e não só é divertido, como ainda por cima consegue ser consciencioso e também uma crítica social, sarcástico, irónico, dramático, uma aventura, AMEI!
Além de falar sobre os direitos dos animais, sobre a verdade da industria agro-pecuária, sendo que relativamente a esse assunto, até refere alguns dos pontos que me levaram a tornar-me vegan, ......
No entanto, apesar de tocar em assuntos sensíveis, não se consegue ler este livro sem um sorriso nos lábios e umas gargalhadas a acompanhar, com referências a músicas, séries e filmes muito loucas, eu adoro profundamente a personagem Elsie, a forma como o livro está escrito como se estivesse a dirigir directamente ao leitor, até mesmo a parte em que é mais fantasiosa, os animais falarem, pilotarem aviões, mexerem no telemóvel, é tudo muito engraçado, parece que estamos a ler uma animação, chega até a explicar o conflito das guerras religiosas antigas e actuais e crises políticas, tudo na perspectiva de uma vaca brutalmente honesta e divertida, não me aborreci um segundo a devorar este livro, coisa que fiz em poucas horas, e até me doeu o coração quando acabou a leitura, pois eu queria mais e mais e mais.
Esta é uma leitura que até serve a pré-adolescentes, adolescentes, e até crianças com gostos literários mais desenvolvidos, não só para entreter, como também para ensinar...
Viagens, aventura, drama, comédia, crítica social, religião, política, a realidade da industria agro-pecuária, direitos dos animais, sarcasmo, ironia, comédia, referências à cultura pop-rock-cinematográficas, psicanálise, amizade, amor, ... este pequeno livro tem tudo para umas horas de puro entretenimento, tornando-se uma leitura inesquecível!
Agora, ainda fiquei com mais vontade de ler o livro. :D
ResponderEliminarÉ tão, mas tão divertido e introspectivo, adorei mesmo!! :D
EliminarTenho este livro em casa há já bastante tempo, mas ainda não o li (há sempre livros que vão ficando para trás). Depois de ler a tua opinião, talvez seja chegada a hora de o colocar no topo da pilha de livros por ler :)
ResponderEliminarEspero bem que sim, e que gostes tanto dele como eu gostei! :D
EliminarCapa magnífica, chama qualquer um a ler, fiquei entusiasmada.
ResponderEliminarE além do mais está escrito de uma forma muito fácil de ler e tremendamente divertida! :D
EliminarPelo título deve ser cómico, e fiquei com vontade de o ler , após ler a opinião.
ResponderEliminarÉ muito, diverti-me imenso a ler este livro! :D
Eliminar