Opinião: O Jorge e a Sua Sombra | Davide Cali
Ilustração: Serge Bloch
SINOPSE: Certa manhã, quando Jorge entra na cozinha, vê alguém sentado à mesa. Quem és tu?, pergunta ele. Sou a tua sombra, responde a sombra. A sombra segue Jorge para onde quer que vá, de um passeio pela rua a uma pescaria em Coney Island.
Que sombra é esta? Será uma praga maldita? Será um amigo? Ou ambas as coisas?
Que livro interessante, não haja dúvida que no meu tempo não havia livros assim... mas este livro é verdadeiramente introspectivo, eu tive de o ler duas vezes até ter a certezas de que o estava a interpretar bem, provavelmente, as crianças, mais inocentes e lógicas vão logo perceber "a moral da história", um aspecto que tornou esta leitura deveras fascinante para mim foi isso mesmo, ver a forma como eu mudei e me tornei adulta, sendo que desde criança prometi a mim mesma não me tornar uma "adulta chata e sem imaginação" como todos os outros que eu tinha à minha volta, que desvalorizavam os pensamentos e emoções das crianças e adolescentes, sentia que ninguém me compreendia, ninguém me levava a sério....
Portanto, do meu ponto de vista actual, parece-me ser um livro que retrata o valor da amizade, e de só darmos valor a algo ou alguém quando já não a temos... e para darmos oportunidade a quem aparece na nossa vida, e ver como corre...
Também considero a hipótese de uma retratação mais profunda, sobre a importância que a nossa sombra ou reflexo têm na nossa vida, ou seja, como nos vemos ou deveríamos de nos ver a nós próprios, como nos devíamos de conhecer.... ou talvez esse seja um pensamento demasiado adulto da minha parte... ;)
As ilustrações são pura e simplesmente belíssimas, muito cativantes, e a história é muito divertida, de leitura muito fácil, as crianças vão adorar!
Parece ser bastante interessante!
ResponderEliminarE é :)
EliminarUm livro que me parece super divertido para oferecer a uma criança.
ResponderEliminarSem dúvida! ;)
EliminarUm livro que será interessante de ler e oferecer a uma criança.
ResponderEliminarÉ mesmo, no meu caso doei a uma biblioteca, e espero que faça as delícias a muitas crianças :D
Eliminar