Opinião: Os Nove Magníficos - Os grandes reis da nossa História | Helena Sacadura Cabral

SINOPSE: Neste livro, Helena Sacadura Cabral escolhe os nove homens que, segundo os seus valores pessoais, mais contribuíram para a construção do nosso país e, sobretudo, se revelaram seres humanos especiais.
Estes homens cometeram erros e fizeram grandes feitos. Mas sobretudo irradiaram, no seu tempo, uma luz que os distinguiu dos simples mortais.

Este foi o primeiro livro que li da Helena Sacadura Cabral, e fiquei totalmente arrebatada e rendida com sua escrita... a leveza e assertividade no diálogo, não entrar em rodeios e ir directa aos pontos, a forma inteligente com que expressa as suas opiniões e conhecimento, um toque de sarcasmo muito inteligente e divertido, amei! Estou encantada!

Nem na escola - em que eu era uma apaixonada por história, já na altura me diziam que eu gostava mais de viver no passado que no presente - mas nem na escola eu gostava tanto de ler sobre a história de Portugal, como gostei de ler neste livro (e como também adoro nos livros do João Morgado, no entanto com o autor João entramos no romance histórico, neste livro de Helena entramos na narrativa histórica). Neste livro, com histórias dentro de histórias dentro de histórias, e com um realismo e humanismo inigualável, senti, como sinto ao ler os livros do João Morgado, como se lá estivesse a viver aquele drama todo, e que drama, caros leitores, que dramática era a vida dos nossos reis! E é um livro que se lê com a mesma sagacidade com que se lê um romance.
Adorei especialmente ler sobre D. Afonso Henriques e sobre D.Dinis, a forma humana como a autora Helena os retrata, como pessoas que são - aquela coisa que ainda hoje as pessoas sentem ante as celebridades, e quase se esquecem de que são, acima de tudo, pessoas como nós - aqui não entra, quem entra somos nós, nas suas vidas, na sua história, e especialmente no impacto que causaram à nossa pátria, Portugal...
É daqueles livros em que terminamos a leitura repletos de cultura e novos conhecimentos... eu não descansei, até deixei de dormir, para continuar a ler, porque eu não aguentava a curiosidade para saber o que mais iria acontecer (ou neste caso, o que aconteceu) e onde é que aquela história (e depois a outra, e depois a outra,...) iria dar!!

Absolutamente fascinante...


Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑