22 de Abril | Dia Mundial da Terra
Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra.
Origem da data
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Atividades
Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.
Impacto ambiental
Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:
- aumento da temperatura global da Terra;
- extinção de espécies animais;
- aumento do nível dos oceanos;
- escassez de água potável;
- maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.
Fonte: Calendarr
E pensar que o que é preocupação para uns há 50 anos, é desinteresse para outros ainda nos dias de hoje...
ResponderEliminarSim, sem dúvida, já no movimento "Peace and Love" andaram nestas andanças mesmo a sério, e na altura sem redes sociais nem nada e mesmo assim conseguiram fazer "barulho", mas ao invés de melhorar creio que piorou em muitos sentidos... :(
Eliminar“Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”... :(