Hora do Planeta 2019 | 30 de Março das 20:30 às 21:30 | Alterações climáticas
Texto retirado do site Sábado
A Hora do Planeta é hoje reconhecida como a maior plataforma de ação ambiental do mundo e junta milhões de pessoas em todo o globo para mostrarem o seu compromisso com um ambiente mais sustentável.
Na última década, a Hora do Planeta inspirou milhões a apoiarem e participarem em iniciativas ambientais, ajudando a impulsionar a política e a ação pelo clima. A Hora do Planeta já contribuiu para a criação de uma área de proteção marinha de 3,5 milhões de hectares na Argentina, uma floresta de 2.700 hectares no Uganda, uma nova legislação para a proteção do mar e da floresta na Rússia e na Polinésia Francesa e uma área de 5 milhões de kms quadrados de zona marinha protegida para preservar os ecossistemas oceânicos.
Este ano, prevê-se que a iniciativa atinja mais um recorde - serão mais de 188 países e territórios a unirem-se pela defesa do ambiente e do clima. O Quénia, por exemplo, pretende plantar mil milhões de árvores até 2030 para restaurar a cobertura florestal. Na Malásia, as pessoas vão assinar uma petição para colocar a conservação do tigre na agenda nacional. A Indonésia vai conectar 5 milhões de jovens incentivando-os a adotar um estilo de vida mais verde. O Equador está a pressionar o Governo local por uma lei anti-plásticos e a Finlândia vai desafiar mais de um quarto da população do seu país a adotar uma dieta mais amiga do planeta. Em Portugal, a ANP|WWF convida todas as pessoas a assinarem a petição Zero Plásticos na Natureza em por um oceano livre de plásticos.
"A natureza é de vital importância para a vida de todos, sustenta a nossa prosperidade económica e o desenvolvimento, a nossa saúde, o nosso bem-estar, a nossa própria sobrevivência. Mas estamos a levar o planeta ao limite e a natureza está seriamente ameaçada", disse Ângela Morgado da ANP| WWF em Portugal, acrescentando que "A hora de agir é agora. A Hora do Planeta 2019 é uma oportunidade para criar um movimento imparável pela natureza e contra as alterações climáticas. Precisamos de um novo compromisso para a natureza e as pessoas".
Hora do Planeta em Portugal
O Apagão
Em Portugal, à data de hoje, já são mais de 50 os municípios aderentes e espera-se que se ultrapasse o recorde nacional que se mantém nos 118 municípios, tais como:
Lisboa, Olhão, Leiria, Sintra, Tavira, Cantanhede, Bragança, Torres Novas, Loulé, Avis, Ourém, Pombal, Grândola, Cadaval, Braga, Palmela, Vila Nova de Poiares, Paços de Ferreira, Torres Vedras, Porto Santo, Arganil, Madeira, Açores, ....»
Os principais monumentos de Lisboa, como o Santuário do Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de São Jorge já confirmaram que vão aderir ao apagão simbólico. Por todo o país muitos outros monumentos vão aderir, veja as adesões em https://horadoplaneta.pt
Parceria com os Escuteiros
A Hora do Planeta em Portugal acaba de firmar uma parceria com o Corpo Nacional de Escutas para trabalhar em conjunto sobre as questões ligadas ao ambiente, organizando eventos e ações de campo em conjunto.
No dia 30 de março – Caminhada e Pedalada pelo Planeta
Em Portugal a Hora do Planeta será marcada pela organização de uma Pedalada e Caminhada pelo Planeta, que acontece em Lisboa. Com partida da Torre de Belém até à Praça do Comércio, num percurso de 7,7km, são todos convidados a participar e a repensar a forma como usamos os recursos do Planeta durante todo o ano.
A participação neste evento é gratuita e aberta a todos; aos interessados pede-se que se inscrevam enviando um email para mbarata@natureza-portugal.org. O programa, o percurso e o regulamento encontram-se disponíveis em https://horadoplaneta.pt/empresas/. O evento conta com o apoio da CML, da Federação Portuguesa de Cicloturismo, do Turismo de Portugal e do Atleta Rui Martins (apoiado pela Adidas).
Compromissos
A Hora do Planeta tem como objetivo mobilizar indivíduos, empresas e governos para serem parte das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para todos. O novo website https://horadoplaneta.pt apela aos cidadãos para partilharem os seus compromissos com um modo de vida mais responsável. Também as empresas se juntaram a esta plataforma anunciando os seus compromissos pelo Planeta:
Hotéis Marriott
Implementar uma Política de Sustentabilidade de Compra de Pescado em relação às 3 espécies de pescado mais vendidas nos restaurantes da cadeia em Portugal (Salmão do Atlântico, Dourada e Robalo).
Love Beauty and Planet
A nova marca de beleza vegan quer inspirar as mulheres portuguesas a terem uma rotina de beleza mais sustentável.
Tetra Pack
Continuar a desenvolver campanhas de sensibilização junto da população e escolas para aumentar a taxa de reciclagem e colocar no mercado 100% das embalagens com certificação FSC.
Vulcano
Continuar a desenvolver soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras e eficientes de forma a responder às diferentes necessidades das famílias portuguesas.
APREN
Continuar a promover um ciclo de mesas redondas em diferentes instituições de ensino superior, assumindo um papel ativo na promoção das energias renováveis e do seu papel na proteção do ambiente junto dos jovens.
Ópticas Portugal
Recolher lentes de contacto usadas, garantindo o seu escoamento de forma ambientalmente responsável e promover o reenchimento dos sprays de limpeza das lentes e apostar em novos materiais, em armações feitas de plástico reciclado, retirado do fundo do mar.
Como Branco Weddings
Ter um papel pedagógico junto dos clientes que nos solicitarem a organização de largadas de balões e em não nos envolvermos nestas ações.
Notas aos editores:
Visite os websites www.earthhour.org e www.natureza-portugal.org para saber o que está a acontecer por todo o mundo e leia as histórias individuais de quem está a fazer algo pelo nosso planeta. Este é o momento para garantir um futuro saudável e sustentável para todos.
Sobre a WWF
A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações de conservação independentes do mundo, com mais de 5 milhões de associados e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é parar a degradação do ambiente natural da Terra e construir um futuro em que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso de recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e desperdício de consumo.
Sobre a Hora do Planeta
A Hora do Planeta é o movimento ambiental global da WWF. Nascido em Sydney em 2007, a Earth Hour cresceu para se tornar o maior movimento do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 188 países e territórios a tomar medidas climáticas tangíveis por mais de uma década. O movimento reconhece o papel dos indivíduos na mudança das mudanças climáticas e aproveita o poder coletivo dos seus milhões de adeptos para iluminar a ação climática.
Informação Adicional
A Hora do Planeta 2019 será celebrada no sábado, dia 30 de março entre as 20.30 e as 21.30, hora local. Vá a www.earthhour.org e conheça as iniciativas a decorrer por todo o mundo ou saiba mais sobre a Hora do Planeta em Portugal em www.natureza-portugal.org e horadoplaneta.pt.
- Website oficial Hora do Planeta em português: horadoplaneta.pt.
- Vídeo oficial HP 2019 legendado em pt: https://vimeo.com/313987537
- Mais sobre o trabalho da WWF acerca do tema alterações climáticas: http://wwf.panda.org/about_our_earth/biodiversity/
- https://drive.google.com/drive/folders/156hPU0CXeBv1Bd5iRD8kfcBZIUiPeI34?usp=sharing
- Link to Earth Hour 2018 photos
Contactos:
Marta Barata – ANP|WWF | Tel: + 351 91 711 46 51 | mbarata@natureza-portugal.org
Rita Rodrigues – ANP|WWF | Tel: +351962911072 | rrodrigues@natureza-portugal.org
Fonte e excelente texto: Sábado
Excelente iniciativa. É preciso agir...
ResponderEliminarÉ mesmo!!!
Eliminar