Opinião: Templários | Edição: Clube do Autor | Canal História

SINOPSE: Tal como na série de televisão exibida no Canal de História, o livro Templários transporta o leitor até às origens da Ordem dos Templários, centrando-se na Península Ibérica, na Primeira e Segunda Cruzadas, e nos sucessos que, em finais do século XI e princípios do XII, proporcionaram uma nova mentalidade e a proliferação de um novo modelo: os monges guerreiros.
Rezar, lutar e obedecer. A oração e a guerra alicerçadas numa disciplina férrea foram os pilares que possibilitaram que a Ordem do Templo, a primeira ordem militar da história, atingisse o auge e se tornasse uma referência da Idade Média.
Como era a organização e o dia-a-dia destes cavaleiros? Qual foi o seu papel na Península Ibérica e influência na Reconquista? De que valiosas relíquias era composto o tesouro dos Templários? O que provocou a seu desaparecimento definitivo?
Estas são apenas algumas das questões abordadas nesta obra, baseada na série produzida integralmente em Espanha e em Portugal com o objetivo de cobrir a ampla presença dos cavaleiros da Ordem na Península Ibérica. São também exploradas as grandes batalhas e perseguições que tornaram famosa a Ordem, a origem de muitos dos seus mitos, a busca do conhecimento, a luz e os segredos mais obscuros dos Templários.


Sou uma tremenda apaixonada pelos Cavaleiros Templários, não sei o motivo desta paixão tão precoce, mas desde que existo que me lembro de os adorar... já li muitos de livros, vi muitos filmes e documentários sobre os Templários, e no entanto apesar de muito saber, é com alegria que vejo que ainda há tanto por aprender, e aprendi imenso com este livro, especialmente sobre uma vertente da história dos Templários que eu sabia pouco, que é a sua presença em Portugal.

Viram esta série no Canal História? Maravilhoso...


Como era a organização e o dia-a-dia destes cavaleiros? Qual foi o seu papel na Península Ibérica e influência na Reconquista? De que valiosas relíquias era composto o tesouro dos Templários? O que provocou a seu desaparecimento definitivo? Como eram as regras da vestimenta, higiene, alimentação, tradições, por onde passaram, a forma como marcaram a diferença no mundo, .... está tudo neste fascinante livro! No entanto, é uma leitura narrativa, adorava ver toda esta informação e detalhes num romance histórico, já li vários, mas não possuíam tantos detalhes e pormenores como vemos neste livro, quem sabe um dia, e se não acontecer o caso de ser escrito, quem sabe se não o escrevo eu? ;) A leitura deste livro deu-me IMENSAS ideias para o fazer, é uma excelente fonte de conhecimento e inspiração!

O que que eu já sabia juntou-se ao que eu desconhecia por completo, e estou mais apaixonada que nunca por esta ordem de cavaleiros justos, corajosos, honrados, camaradas, conquistadores, inteligentes e poderosos, que me inspiraram e apaixonam....

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Estou a ler e a adorar, infelizmente estou-me a demorar na leitura por outros motivos, mas tenho de terminar e se conseguir, ver a série do Canal História.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles livros que nos faz sentir mais ricos culturalmente, além de ser uma história/Ordem fascinante... *.*

      Eliminar
  2. A Clube do Autor tem vários livros sobre História muito interessantes. Tenho alguns na minha biblioteca pessoal e esse também me parece digno dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Clube do Autor tem livros de uma riqueza cultural irrepreensível! De qualidade em todos os aspectos, capas lindas, excelente tradução, investimento em autores nacionais, é excelente! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑