Opinião: A Odisseia do Espírito Santo | António Breda Carvalho

Vencedor do Prémio Literário Carlos de Oliveira atribuído pelo Município de Cantanhede. 
SINOPSE: Em 1758, João Pinto, lavrador letrado e curandeiro de S. Martinho de Vale de Bouro, concelho de Mondim de Basto, viajou para Vilarinho, lugar do mesmo concelho. Aí, a pedido de um seu moço de lavoura, deslocou-se a casa de Maria José, mulher que dizia estar possuída por um espírito.
É este o ponto de partida para a criação de uma heterodoxa congregação do Espírito Santo. O apostolado do lavrador João Pinto foi protagonista de ações heréticas que abalaram o concelho de Mondim de Basto. Terminou em 1759, com a intervenção do Santo Ofício.
A Odisseia do Espírito Santo foi a obra vencedora do V Prémio Literário Carlos de Oliveira e o júri fundamenta a sua decisão no facto de o livro possuir «um original dispositivo narrativo que faz com que a história seja contada na primeira pessoa alternadamente por todas as personagens, pela capacidade de efabulação e pela riqueza da linguagem, que oscila entre a reconstituição do léxico do século XVIII e o dos nossos dias».


Ora bem, posso começar por dizer que este foi o romance histórico mais original e hilariante que já li! Iniciei a leitura a contar com uma história carregada de drama e sofrimento, sendo que o tema é a possessão espírita de uma mulher, e não um espírito qualquer, mas sim o Espírito Santo!

Citando a avaliação do júri que deu o V Prémio Literário Carlos de Oliveira :
«um original dispositivo narrativo que faz com que a história seja contada na primeira pessoa alternadamente por todas as personagens, pela capacidade de efabulação e pela riqueza da linguagem, que oscila entre a reconstituição do léxico do século XVIII e o dos nossos dias», concordo plenamente, foi muito interessante ler sobre a perspectiva pessoal e íntima de cada uma das personagens envolvidas na odisseia do Espírito Santo, cada capítulo, uma personagem, a sua narração e ponto de vista, e o que mais adorei foi a forma de falar e o uso das expressões antigas portuguesas, típicas das gentes mais simples das aldeias, e a surpresa por algumas dessas expressões ainda se usarem, pelo menos por parte da minha avó, que é do Minho e ainda fala com a pronúncia a modos antigos.
Outro deleite nesta leitura são os factos históricos por detrás destes acontecimentos, sentir a história fluir sobre os nossos dedos, a cada página virada, e desta forma voltar a dar-lhe vida... foi uma leitura viciante e fantástica!

Li alguns dos excertos a um colega, e também fui partilhando convosco no instagram e no facebook, e a parte hilariante deste história não é a história em si, que por ser verdade e verídica até mete um pouco de dó, é precisamente pelas expressões e falas das personagens, dos seus pensamentos e sentimentos e a forma de se expressarem que é de chorar a rir, puramente nacional, e nacional do bom!
Recomendo sem reservas esta leitura, que se lê muito rápido, proporciona cultura e diversão, nos mostra uma outra realidade da nossa história e das nossas gentes, uma leitura original e nacional, adorei!

👉🏻 Wook | Bertrand | Saída de Emergência 👈🏻

Comentários

  1. Respostas
    1. É uma leitura excelente, li num ápice e sempre com curiosidade sobre o desenvolvimento e muitos risos! :P

      Eliminar
  2. Adoro romances históricos e felizmente já me estreei nos históricos portugueses, sendo que também encontrei um livro muito bem-disposto! Pelo que leio na tua opinião, esse deve ser um excelente livro para ler e que eu iria adorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, e qual é esse bem-disposto que leste? :D
      Foi a primeira vez que li um romance histórico com conotação humorística e AMEI! :P

      Eliminar
  3. Fiquei muito curiosa com este livro que desconhecia. Vou ficar atenta para ver se o encontro por aí ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar, faz mesmo, mesmo, mesmo o nosso estilo!! xD

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑